Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro 2016: Se a idade fosse um posto ganhava a Irlanda

A República da Irlanda é a selecção com a média de idades mais alta deste europeu. A Inglaterra é a mais nova. A média ideal para ganhar o campeonato, diz a UEFA, é 26,695 anos.

Celso Filipe cfilipe@negocios.pt 16 de Junho de 2016 às 21:05
Quando o inglês Marcus Rashford nasceu, a 31 de Outubro de 1997, já o húngaro Gábor Király estava na fase ascendente da sua carreira de guarda-redes, tendo nesse ano sido transferido do Szombathelyi Haladás para os alemães do Hertha de Berlim, onde permaneceu sete épocas. Depois passou por vários clubes ingleses e alemães, sempre com sucesso.

Jogador mais novo: Marcus Rashford (Inglaterra), Idade: 18 anos
Jogador mais novo: Marcus Rashford (Inglaterra), Idade: 18 anos

Em 2015, já no ocaso da sua carreira, Király regressou ao clube que o fez nascer para o futebol, o Szombathelyi Haladás. Király, com 40 anos, é o jogador mais velho presente neste Euro 2016, Marcus Rashford o mais novo, batendo neste ranking o português Renato Sanches, que tem também 18 anos. Com um diferença. Renato já se estreou no campeonato europeu, Marcus ainda não foi utilizado. Coincidência, quando Marcus Rashford, em 1997, o campeão da "Premiere League" foi o Manchester United, clube que agora respresenta.

Jogador mais velho: Gábor Kiraly (Hungria), Idade: 40 anos
Jogador mais velho: Gábor Kiraly (Hungria), Idade: 40 anos

As estatísticas deste Euro 2016 destroem também outro mito, o da vetusta idade da selecção italiana. A "squadra azzura" não é a primeira, nem a segunda mais velha.

O pódio é ocupado pela República da Irlanda, com uma média de idades de 29,39 anos, seguindo a República Checa, 28,70 anos. A Rússia e a Itália surgem ex-aqueo no terceiro lugar com uma média de 28,57 anos.

A selecção mais velha: República da Irlanda, Média de idades: 29,39 anos
A selecção mais velha: República da Irlanda, Média de idades: 29,39 anos

Entre as 24 selecções que marcam presença neste europeu francês, Portugal ocupa o oitavo lugar neste critério como uma média de idades de 27,87 anos. Graças ao contributo de Rashford, a Inglaterra é a selecção mais nova em competição, com uma média de idades de 25,39 anos.

A UEFA também se socorreu das estatísticas para encontrar a idade perfeita de uma selecção para vencer o Euro. Somou as médias de idades das equipas vencedoras das últimas 14 edições da prova e concluiu que a média ideal é 26,695 anos E qual é a selecção presente em França com a média mais aproximada? A resposta é a Turquia com 26,39 anos. Outras selecções com médias próximas são o País de Gales, 26,83 anos, e a Croácia , 26,30 anos.


Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio