Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sporting coloca 50 milhões em dívida junto de 4.242 investidores. Procura é 1,33 vezes superior

A SAD dos leões conseguiram assim atrair um número recorde de investidores. As obrigações Sporting 2024-2025 oferecem uma taxa de juro fixa de 5,75%, sendo a primeira vez que o juro oferecido pelos leões fica em linha com a taxa paga pelas águias e abaixo do juro oferecido pelos dragões.

Vítor Chi
Fábio Carvalho da Silva fabiosilva@negocios.pt 25 de Março de 2024 às 16:35
A Sporting SAD colocou 50 milhões de euros em dívida a três anos, junto de 4.242 investidores - um número recorde na história das emissões da SAD - numa operação dupla de subscrição e troca de obrigações, que decorreu nas últimas semanas. 

Para o administrador da Sporting SAD, Francisco Salgado Zenha - que discursou na sessão especial de apresentação destes resultados - "houve um sinal de confiança [do mercado] que se traduz no número recorde de investidores". 

Questionado pelos jornalistas, o administrador – que já detinha obrigações da Sporting SAD (assim como Frederico Varandas) – revelou que acompanhou a operação com "tudo a que tinha direito", tendo trocado e comprado nova dívida.


A oferta foi concretizada no montante esperado pelo Sporting, segundo os dados divulgados esta segunda-feira numa sessão especial na Euronext Lisbon. Mas os investidores estavam dispostos a mais: a procura total ficou em 66.435.765 euros, ou seja, 1,33 vezes acima do montante a emitir.

A procura acima da oferta levou ao recurso a rateio nas ordens transmitidas no terceiro dia da operação (14 de março).

Tanto para efeitos de susbcrição como para troca de dívida, todas as ordens até pelo menos 5.000 euros foram satisfeitas na totalidade e, a partir daí, as obrigações são atribuídas tendo em conta um fator de rateio de 0,7377348439570, no caso da oferta de subscrição, e de 0,3419505978610 no que diz respeito à oferta de troca. Ao todo foram abrangidos 2.200.590 euros.

No total, foram assim 4.242 investidores a financiarem os leões. Destes, 2.814 investiram entre o montante mínimo - 2.500 euros - e 5.000 euros. Só 112 é que colocaram mais de 50 mil euros quer na oferta de troca quer na de subscrição de nova dívida. 

A Sporting SAD previa inicialmente emitir 30 milhões de euros em obrigações, mas decidiu elevar o montante para 50 milhões de euros. 

Para atrair investidores, a SAD do Sporting subiu o juro face a anteriores emissões para 5,75%, tendo sido a primeira vez que o juro oferecido pelos leões fica em linha com a taxa paga pelas águias e abaixo do juro oferecido pelos dragões.

Os especialistas, ouvidos pelo Negócios, acreditam que a recompra dos Valores Mobiliários Covertíveis (VMOC) pela Sporting SAD ao BCP e Novo Banco foram preponderantes para este feito. 

Os juros serão calculados com base em meses de 30 dias e num ano de 360 dias, irão vencer-se semestral e postecipadamente em 27 de março e 27 de setembro de cada ano, com exceção da última data de pagamento de cupão, que terá lugar a 26 de novembro de 2027.

A liquidação e admissão à negociação na bolsa de Lisboa vai acontecer esta quarta-feira. 

O coordenador global da operação foi o banco Haitong, tendo o ActivoBank, Banco Carregosa, Banco Finantia, Banco Invest, Banco Montepio, CaixaBi, Caixa Geral de Depósitos, CCAM, Eurobic e BCP desempenhado a função de colocadores.


(Notícia atualizada às 17:05 horas). 
Ver comentários
Saber mais obrigações dívida Juros Lisboa Carregosa Banco Invest Banco Invest
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio