Notícia
Portugal vence primeira medalha nos Jogos Olímpicos
Telma Monteiro venceu a romena Corina Caprioriu e ganhou a medalha de bronze.
Foi à quarta presença em Jogos Olímpicos que a judoca portuguesa Telma Monteiro conseguiu conquistar um pódio. Ganhou a medalha de bronze depois de ter derrotado a romena Corina Caprioriu.
Portugal consegue assim a primeira medalha no Rio de Janeiro, na categoria de -57kg em Judo. Uma modalidade que já deu uma medalha a Portugal em 2010, através de Nuno Delgado.
Telma Monteiro começou o dia por bater a neozelandesa Darcina Manue, tendo depois perdido com a mongol Sumiya Dorjsuren (que vai disputar a final) no ponto de ouro. Nas repescagens a judoca portuguesa venceu a francesa Automne Pavia por ippon, o lhe deu acesso ao combate de disputa pela medalha de bronze.
Depois de cinco medalhas em Mundiais e 11 em Europeus, a judoca do Benfica arrebatou, finalmente, o 'metal' olímpico, depois do 12.º lugar de Atenas2004 e do nono em Pequim2008, ainda na categoria de -52kg, e do 17.º em Londres2012.
Com a conquista de Telma Monteiro, Portugal passa a ter um total 24 medalhas (quatro de ouro, oito de prata e 12 de bronze) conquistadas por atletas portugueses nos Jogos Olímpicos de Verão.
Na última edição, em Londres, Portugal ganhou uma medalha de prata, em canoagem K2 1.000 metros, através de Fernando Pimenta e Emanuel Silva.
"Hoje tinha que ser o meu dia"
Em declarações aos jornalistas, transmitidas pela RTP, a judoca do Benfica afirmou que "tinha sido paciente" até aqui e sabia que "hoje tinha que ser o meu dia".
Assinalou que nos Jogos Olímpicos anteriores "vim em muito melhor forma", pois agora "competi com o joelho ligado". "O mais importante é que acreditei" e "lutei com tudo o que tinha. Se estava aqui era para fazer história pelo meu país", acrescentou.
"A medalha não é minha, é de Portugal", acrescentou.