Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dia 4: Marcos Freitas quinto no ténis de mesa, ao cair nos quartos de final

No quarto dia de Jogos Olímpicos, houve seis atletas portugueses em prova. Gastão Elias foi afastado na segunda ronda no ténis e José Carvalho terminou em nono. Marcos Freitas terminou em quinto lugar, a melhor classificação de sempre do ténis de mesa português em Jogos Olímpicos.

Marcos Freitas qualificou-se para a quarta ronda.
Reuters
  • 1
  • ...
O que se vai passar hoje nos Jogos Olímpicos
Há vários portugueses em acção nos Jogos Olímpicos do Brasil esta terça-feira, 9 de Agosto. Gastão Elias joga a segunda ronda depois das 16:30, defrontando no ténis o norte-americano Steve Johnson.

João Sousa já foi eliminado. E a dupla Gastão Elias e João Sousa foi também eliminada nos pares.

Marcos Freitas jogará os quartos-de-final em ténis de mesa, tendo o Comité Olímpico de Portugal alertado para a indefinição ainda do horário deste jogo. Será no entanto durante a noite no Brasil, ou seja, madrugada em Portugal. Marcos Freitas defronta o japonês Jun Mazutani.

José Carvalho disputará a meia-final no slalom C1 de canoagem, às 17:30 (hora de Lisboa).

E na vela, o segundo dia de Gustavo Lima (laser), de João Rodrigues (RS:X) e de Sara Carmo (laser radial) começará a partir das 17 horas na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

Mas na cena internacional, há a destacar a prova de Phelps que vai tentar recuperar o título dos 200 metros mariposa, conquistado pelo sul-africano Chad le Clos em Londres 2012. Phelps já conquistou no Rio a 19.ª medalha de ouro, a 23.ª no total das medalhas na estafeta 4X100 metros livres. 

Acontece também esta terça-feira, a final de ginástica artística feminina, estando os olhos postos nos Estados Unidos, que tem ginastas como Simone Biles, de 19 anos. Na segunda-feira, a ginástica artísticas masculina, por equipas, foi conquistada pelo Japão, derrotando a Rússia, que ficou no segundo lugar, e a China, que recebeu o bronze, depois de ter conquistado o ouro nos dois Jogos anteriores. A Rússia estava, nesta modalidade por equipas, arredado do pódio desde o ano 2000, isto depois da supremacia que teve nos anos 80.

Consulte o calendário dos próximos dias. 

As prestações dos atletas portugueses até ao terceiro dia
As prestações dos atletas portugueses até ao terceiro dia

selecção de futebol foi a primeira a prestar provas, tendo jogado pela primeira vez no dia 4 de Agosto, mesmo antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos, e já se apurou para os quartos-de-final, depois de já ter vencido a Argentina e as Honduras. 
 

No ciclismo, a prova de estrada já decorreu, com o melhor registo a ser de Rui Costa, que terminou a prova em décimo lugar. Portugal contou ainda com a presença de André Cardoso, José Mendes e Nelson Oliveira. Este último abandonou a prova, após uma queda. Já André Cardoso ficou em 36.º e José Mendes em 53.º lugar.

 

No ténis, Gastão Elias venceu a primeira ronda frente ao australiano Thanasi Kokkinakis por 2-0. João Sousa também venceu a primeira ronda, neste caso contra o holandês Robin Haase, por 2-0, tendo entretanto perdido contra Juan Martin Del Potro, o tenista argentino que eliminou Novak Djokovic dos Jogos Olímpicos.

 

Já nos pares masculinos, Gastão Elias e João Sousa venceram a primeira ronda a dupla eslovaca Andrej Martin e Igor Zelenay por 2-0, mas acabaram por ser eliminados na segunda ronda, ao perderem contra os canadianos Vasek Pospisil e Daniel Nestor.

 

Na natação, Alexis Santos bateu um novo recorde nacional nos 400 metros estilos, o que ainda assim não foi suficiente para ser apurado para a final, tendo ficado em 14.º lugar. Na mesma disciplina, nos femininos, Victoria Kaminskaya, ficou em 28.º lugar.

 

A nadadora portuguesa Victoria Kaminskaya falhou o recorde nacional dos 200 metros estilos, ao ser sexta na primeira série.

 

João Costa ficou em 11.º lugar na prova de pistola de ar a 10m, não tendo conseguido apurar-se para a final.

 

No ténis de mesa, Shao Jieni perdeu contra a norte-americana Lily Zhang por 4-0, tendo sido afastada da competição. Já Fu Yu também perdeu, na segunda ronda, contra a tailandesa  Nanthana Komwong por 3-4. Tiago Apolónia perdeu frente ao esloveno Bojan Tokic  por 4-1, ficando assim afastado da competição individual de ténis de mesa. Marcos Freitas, 11.º jogador mundial, apurou-se para os quartos-de-final, ao bater o ucraniano de origem chinesa Lei Kou.

 

No judo, Joana Ramos perdeu na segunda ronda dos -52kg contra a chinesa Yingnan Ma. Assim como Sergiu Oleinic que também falhou a passagem para os quartos-de-final nos -66Kg, depois de ter perdido contra o dominicano Walter Mateo. Ambos ficaram em nono lugar na prova. Telma Monteiro conquistou a medalha de bronze, depois de ter derrotado no último combate a romena Corina Caprioriu. Enquanto Nuno Saraiva perdeu na categoria -73 kg frente ao húngaro Miklos Ungvari, tendo sido afastado da competição.

Na ginástica, Filipa Martins conseguiu a melhor participação de sempre de uma ginasta portuguesa na prova de ginástica artística, tendo ficado em 37.º lugar, o que não foi suficiente para se apurar para a final.

 

José Carvalho ficou em 11.º lugar na prova de canoagem slalom C1, tendo conseguido apurar-se para as meias-finais. 

 

Na vela, João Rodrigues iniciou na segunda-feira, 8 de Agosto, a sua sétima e última participação olímpica, tendo terminado o dia em 18.º no RS:X. Já a velejadora portuguesa Sara Carmo concluiu o primeiro dia de regatas da classe Laser Radial na 34.ª posição. Gustavo Lima terminou na 14.ª posição as duas primeiras regatas da classe Laser.

Os portugueses que competiram no terceiro dia dos JO
Os portugueses que competiram no terceiro dia dos JO
O terceiro dia dos Jogos Olímpicos foi marcado pela conquista da medalha de bronze por parte de Telma Monteiro e pela passagem aos quartos-de-final de Marcos Freitas, no ténis de mesa. Veja as imagens do dia dos portugueses.
Telma Monteiro só largou medalha "para dormir"
Telma Monteiro só largou medalha 'para dormir'

A judoca portuguesa Telma Monteiro chegou hoje à Aldeia Olímpica do Rio2016 de bronze ao peito e ainda com as emoções à flor da pela, horas após a conquista da tão desejada medalha olímpica.

 

"Já larguei (a medalha) um bocadinho... para dormir. Pensei que não ia largar, mas, também para não a estragar, larguei só para dormir", afirmou a medalha de bronze na categoria de -57 kg dos Jogos Olímpicos Rio2016.

 

A noite, foi de pouco sono: "Dormi pouco. A emoção é muita e é difícil dormir. Estou também a assimilar tudo o que aconteceu. E, em Portugal, como já é mais tarde, também a tentar responder a todas as mensagens que tenho recebido".

 

Foram muitos os que lhe quiseram dar os parabéns: "É difícil retribuir a toda a gente, mas estou a tentar responder ao máximo de mensagens que consiga. Vou tentando".

 

"Todas são especiais, porque eu sentia que havia muitas pessoas que queriam que eu ganhasse e que estão muito felizes por eu ter conseguido, finalmente, depois destes anos todos, alcançar este feito. Sinto que as pessoas estão contentes por mim e isso também é importante para mim", prosseguiu.

 

 

Célio Dias e Jorge Fonseca inspirados pelo resultado de Telma Monteiro

Os judocas Célio Dias e Jorge Fonseca disseram hoje ter ficado inspirados pela medalha de bronze de Telma Monteiro nos -57kg, esperando fazer bons resultados nos Jogos Olímpicos Rio2016.

 

"Não me sinto de todo nervoso. No mínimo sinto-me inspirado depois do desempenho de ontem [segunda-feira] da minha companheira de equipa Telma Monteiro, que tenho acompanhado de perto a luta dela e sei o quanto ela ambicionava esta medalha. Fiquei muito feliz por ela. Foi sobretudo uma inspiração", disse Célio Dias.

 

Célio Dias compete na quarta-feira, na categoria de -90kg, enquanto Jorge Fonseca vai entrar em acção no dia a seguir, nos -100kg, naquela que vai ser a despedida do judo português do Rio de Janeiro.

 

"O resultado da Telma inspira-nos bastante, trabalhámos ao lado dela e vimos o trabalho dela. Inspira-nos a todos nós, a mim e ao Célio, que somos os últimos agora, a lutar pelos nossos objectivos", referiu Jorge Fonseca, que disse ter sido "brutal" assistir à conquista da companheira na segunda-feira.

José Carvalho passa à final de canoagem Slalom C1

José Carvalho fez uma prova sem penalizações e está na final de canoagem Slalom C1

 

O canoísta português garantiu um dos 10 lugares da final, que vai ser disputada às 19:05. Carvalho terminou a meia-final com o nono tempo, a 5,41 segundos do mais rápido, o alemão Sideris Tasiadis.

 

Com o Chefe de Missão, José Garcia, a acompanhá-lo durante o percurso, o português fez um tempo 101,04 segundos e, mesmo antes de os 14 canoístas terminarem as meias-finais, garantiu uma vaga na final. 

Gastão Elias eliminado  

Terminou a participação de Portugal no ténis nos Jogos Olímpicos. Gastão Elias perdeu frente ao norte-americano Steve Johnson e tal como o compatriota João Sousa, foi eliminado na segunda ronda.

 

O tenista português foi derrotado por 2-0, com parciais de 3-6 e 4-6. Ontem tinha sido afastado na competição em pares, onde participou com João Sousa.

 

Apesar de afastados, os dois atletas fizeram história nestes Jogos Olímpicos, uma vez que Portugal nunca tinha passado à segunda ronda.

 

José Carvalho termina final de canoagem slalom na nona posição

O canoísta português José Carvalho, que se estreou nos Jogos Olímpicos, terminou hoje na nona posição a final de C1 slalom do Rio2016.

 

O atleta de Amarante, que é 38.º do mundo e tinha o pior 'ranking' entre os finalistas, completou a prova em 105,74 segundos (comquatropenalizações), a 11,57 do novo campeão olímpico, o francês Denis Gargaud Chanut.

 

Na segunda posição ficou o eslovaco Matej Benus, a 0,85 segundos do vencedor, seguido do japonês Takuya Haneda, a 3,27.

vela
Já há hino para apoiar portugueses nos Jogos Olímpicos
Já há hino para apoiar portugueses nos Jogos Olímpicos
O "Portugal Sou Eu" e o Comité Olímpico de Portugal lançaram o hino de apoio aos atletas que estão nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

De acordo com o comunicado do Comité Olímpico, a letra foi uma adaptação da música "Juntos somos mais fortes", dos Amor Electro, tendo-a transformado em "Portugal Sou Eu e a força de todos nós".

João Rodrigues sobe ao 15.º lugar em RS:X

O velejador João Rodrigues subiu ao 15.º lugar da classe RS:X dos Jogos Olímpicos Rio2016, enquanto Gustavo Lima caiu para a 21.ª posição de Laser e Sara Carmo subiu a 29.ª de Laser Radial.

 

Nas três regatas realizadas hoje na baía de Guanabara, João Rodrigues foi duas vezes 15.º e uma vez 10.º, subindo três lugares, com 71 pontos. Na liderança da prova, após seis regatas, está o britânico Nick Dempsey, que soma apenas nove pontos, seguido do holandês Dorian van Russelberg, com 10 e do polaco Piotr Myszka, com 16. A frota de RS:X volta a competir na quinta-feira, a partir das 13:00 (17:00 em Portugal continental).

 

Em Laser, Gustavo Lima, que na segunda-feira era 14.º, caiu para a 21.ª posição, depois de ter sido 20.º e 26.º nas duas regatas hoje realizadas. Após quatro regatas, o velejador do Clube Naval de Cascais tem agora 50 pontos, numa prova que é liderada pelo argentino Julio Alsogaray, com sete, seguido do croata Tonci Stipanovic, com 13, e do neozelandês Sam Meeche, com 14.

 

Na classe Laser Radial, Sara Carmo subiu da 34.ª para a 29.ª posição, depois de ter sido 22.ª e 25.ª nas terceira e quarta regatas, respectivamente. A portuguesa tem 78 pontos, com a chinesa Xu Lijia a manter-se na liderança, com sete pontos, seguida da irlandesa Annalise Murphy, com 12, e da dinamarquesa Anne-Marie Rindom, com 13.

 

As classes Laser e Laser Radial têm mais duas regatas previstas para quarta-feira.

O top dos países mais medalhados
E ao 4º dia, a China, os EUA, Áustria e Rússia lideram o top dos países com mais medalhas acumuladas desde o início destes Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
Marcos Freitas quinto no ténis de mesa

Marcos Freitas, oitavo cabeça de série, falhou terça-feira o acesso às meias-finais do torneio de ténis de mesa dos Jogos Olímpicos Rio2016, ao cair perante o japonês Jun Mizutani, quarto.

 

O jogador madeirense, 11.º jogador mundial, perdeu com o nipónico por 4-2, com os parciais de 11-4, 9-11, 11-3, 11-8, 10-12 e 11-2, em 55 minutos.

 

Marcos Freitas terminou, assim, a sua participação no quinto lugar, a melhor de sempre do ténis de mesa português em Jogos Olímpicos. 


No quarto dia de Jogos Olímpicos, houve seis atletas portugueses em prova. Gastão Elias foi afastado na segunda ronda no ténis e José Carvalho terminou em nono. Marcos Freitas terminou em quinto lugar, a melhor classificação de sempre do ténis de mesa português em Jogos Olímpicos.

Para consultar mais informação sobre as participações portuguesas nos Jogos Olímpicos aceda a este "Ao Minuto" através do site do Negócios.

Ver comentários
Saber mais Jogos Olímpicos Gastão Elias José Carvalho Marcos Freitas Rio2016
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio