Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rio2016: Surpresas no ténis, recordes na natação e novamente Phelps

A queda do líder do "ranking" mundial de ténis, o sérvio Novak Djokovic, constituiu uma das principais surpresas do segundo dia dos Jogos Olímpicos do Rio2016.

08 de Agosto de 2016 às 08:00
  • ...

Além da eliminação de Djokovic, realce também para a queda de mais recordes na natação, com destaque para novo recorde do britânico Adam Peaty nos 100 bruços, bem como com a obtenção de mais uma medalha do norte-americano Michael Phelps, que, ao integrar a estafeta 4x100 metros livres dos Estados Unidos, conquistou a sua 19.ª medalha de ouro, a 23.ª no total.

 

No ténis, e numa reedição do encontro de há quatro anos, quando se defrontaram no jogo de atribuição da medalha de bronze de Londres2012, Del Potro voltou a ser mais forte e, agora na primeira eliminatória do Rio2016, afastou Djokovic em dois equilibrados 'sets', que venceu no desempate, por 7-6 (7-4) e 7-6 (7-2).

 

Del Potro será assim o adversário do português João Sousa na segunda ronda do quadro masculino de ténis, depois de o tenista luso também ter seguido em frente na prova.

 

A primeira jornada do ténis ficou também marcada pela eliminação das irmãs Williams, detentoras do título de pares femininos, com Serena e Venus a saírem derrotadas pela dupla checa Lucie Safarova/Barbora Strycova.

 

No entanto, os detentores dos títulos individuais, o britânico Andy Murray, vencedor do sérvio Viktor Troicki, e Serena Williams, que afastou a australiana Daria Gavrilova, não se deixaram surpreender e continuam na corrida a nova medalha de ouro.

No jogo de voleibol de praia que opôs o Egipto à Alemanha, a fotógrafa Lucy Nicholson captou aquela que está a ser considerada uma das melhores imagens, até à data, dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, devido ao grande contraste das jogadoras: a egípcia Doaa el-Ghobashy envergava um véu e o equipamento cobria-lhe todo o corpo, ao passo que a alemã Kira Walkenhorst usava o habitual equipamento destas desportistas.

 

Também a natação continua em grande destaque, tendo a segunda jornada sido marcada por novos três recordes mundiais, com realce para o obtido por Adam Peaty, com o britânico a sagrar-se campeão olímpico dos 100 metros bruços e a voltar a baixar o recorde do mundo, que já tinha batido na primeira eliminatória, estabelecendo-o em 57,13 segundos.

 

Além de Peaty, também a norte-americana Katie Ledecky esteve em grande destaque, ao 'pulverizar' o recorde do mundo dos 400 metros livres, sagrando-se campeã olímpica com a excelente marca de 3.56,46 minutos, numa jornada em que caiu também o recorde do mundo dos 100 metros mariposa, com Sarah Sjostrom a conquistar a primeira medalha de ouro feminina para a Suécia na natação e a nadar a distância em 55,48 segundos.

 

Grande esperança de ouro para o povo brasileiro, a selecção de futebol continua a desiludir e, mesmo co a estrela Neymar em campo, não foi além de um 0-0 frente ao Iraque, repetindo o resultado da primeira jornada frente à África do Sul e adiando para a terceira jornada a questão do apuramento para os quartos-de-final.

 

O dia ficou também marcado com a primeira medalha de sempre do Kosovo - o país só foi oficializado no movimento olímpico há três anos -, mas esta era no entanto esperada, já que a pequena delegação tinha no seu seio a grande dominadora do escalão de -52 kg do judo desde há quatro anos, Majlinda Kelmendi.

 

A kosovar de etnia albanesa, de 25 anos, foi campeã do mundo em 2013 e 2014, só lhe escapando o título no ano passado, ao falhar o mundial por lesão. Para que não restassem dúvidas, hoje bateu nas meias-finais a japonesa Misato Nakamura, a campeã do ano passado.

 

Na final de hoje, ganhou por 'yuko' à italiana Odette Giuffrida, ficando as medalhas de bronze para Nakamura e para a russa Natalia Kuziutina.

 

A Itália teve um dia em grande, já que ao ouro e prata do judo juntou a medalha de ouro no florete masculino e a medalha de bronze de Elisa Longo Borghini na prova de fundo de estrada de ciclismo. A campeã é a holandesa Anna Van Der Breggen e a vice-campeã a sueca Emma Johanson.

 

Para a história dos Jogos fica ainda o feito da saltadora chinesa Wu Minxia, quinta vez campeã, agora de parceria com Shi Tingmao, no trampolim de 3 metros, sincronizado. Wu Minxia supera assim verdadeiras lendas dos saltos para a água, como o norte-americano Greg Louganis e a sua compatriota Guo Jingjing.

 

Em onda de recordes esteve também a equipa sul-coreana feminina de tiro com arco, que estende para oito a série de sucessos olímpicos. Já campeã em homens na véspera, a Coreia do Sul é dominadora absoluta desde que a modalidade regressou ao programa olímpico, em 1988. 

Ver comentários
Saber mais Jogos Olímpicos Adam Peaty Michael Phelps Del Potro João Sousa Lucie Safarova Barbora Strycova Andy Murray Viktor Troicki Serena Williams Daria Gavrilova Katie Ledecky Sarah Sjostrom Neymar desporto
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio