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Telma Monteiro agarra 462 mil portugueses
A entrega da medalha de bronze à judoca foi seguida por 462 mil portugueses. Mas o pico das audiências na segunda-feira foi registado às 22 horas na RTP com a vitória de Marcos Freitas. Os intervalos da cerimónia de abertura valeram 182 mil euros em publicidade.
Às 21h45 cerca de 462 mil portugueses estavam a seguir de perto a entrega da medalha de bronze à atleta portuguesa Telma Monteiro. Mas foi a vitória de Marcos Freitas que ganhou a medalha da liderança de audiências das competições olímpicas no dia 8 de Agosto, de acordo com a análise da Initiative, agência de meios do grupo IPG Mediabrands.
A primeira ronda do embate entre Telma Monteiro e Darcina Manuel, da Nova Zelândia, foi transmitido na RTP1 com um total de telespectadores próximo dos 430 mil. O terceiro, e último, encontro da judoca portuguesa contou com um número semelhante de telespectadores, apesar de a transmissão ter decorrido na RTP2, como sublinha a Initiative.
Já a Sport TV1, que assegurou a transmissão da prova entre as 17h e as 18h30, contou com 45 mil telespectadores a assistirem em directo, detalha a análise feita pela Initiative a pedido do Negócios.
O recorde do dia das audiências dos Jogos Olímpicos foi para o ténis de mesa pelas 22 horas, quando o português Marcos Freitas competia com o romeno Lei Kou. A vitória do português foi seguida por 802 mil portugueses na RTP1.
No total do dia, com a transmissão de todas as provas olímpicas, "a RTP2 foi o canal que mais beneficiou registando um ‘share’ total do dia de 5%, o que representa um aumento de 2,2 pontos percentuais face à média do mês de Julho". A RTP1, pelo contrário, registou uma quebra de 3,1 pontos percentuais, com um "share" total 13,4%.
No que toca ao investimento publicitário, os dois canais (RTP1 e RTP2) somaram 316 mil euros – valores a preços de tabela. A Sagres, a Repsol (patrocinadora do Comité Olímpico português) e os CTT foram os principais investidores.
Já a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, que decorrem no Rio de Janeiro, deu um "share" total à RTP de 30,4%. O evento começou a ser transmitido no dia 5 de Agosto à meia-noite, hora local, e prolongou-se por quase 4 horas tendo prendido 913 mil espectadores ao pequeno ecrã.
O evento de abertura dos Jogos Olímpicos contou com diversos intervalos publicitários, que somaram um investimento total de cerca de 182 mil euros.
A campanha da ACNUR – Agência da ONU para os Refugiados, no âmbito do Dia Mundial do Refugiado, liderou o investimento com cerca de 78 mil euros. Seguiram-se a Dove, a Super Bock e a Lipton com 7 mil euros.
Segundo o canal público, desde o início da competição, todas as transmissões dos Jogos Olímpicos registam uma média de 15,8% de share na RTP1.
Até ao momento, a emissão mais vista foi o jogo de futebol entre Honduras e Portugal, no domingo, com uma plateia de 912 mil espectadores.
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