Notícia
Os 10 carros que vão acelerar na Fórmula 1 este ano
O campeonato do Mundo da Fórmula 1 arranca este domingo. Conheça os carros, os pilotos e o calendário.
Os carros começam a acelerar para a Fórmula 1 já este domingo, como primeiro grande prémio a decorrer, como habitual, em Melbourne, na Austrália.
São 20 pilotos de 10 equipas que vão entrar em competição (pode ver os carros na fotogaleria em cima). Os adeptos da modalidade podem assistir às corridas do campeonato do Mundo da Fórmula 1 na Sport TV.
Mercedes favorita
A Mercedes, que apostará no 'vice' Lewis Hamilton depois do abandono do campeão mundial Nico Rosberg, parte como favorita a novo título mundial de Fórmula 1, com a Ferrari a tentar ameaçar a sua hegemonia.
Agora com a companhia do finlandês Valtteri Bottas, Hamilton é o grande favorito à vitória, tentando 'aproveitar' o abandono do alemão, que se retirou do desporto depois de conquistar o primeiro Mundial da carreira.
O britânico, de 32 anos, quer voltar a vencer na 68.ª edição de um campeonato que conquistou em 2008, 2014 e 2015 e já disse que o novo carro é "mais rápido nas curvas" e que se sente "mais rápido que nunca".
A equipa germânica é de novo a favorita a suceder a si própria no primeiro Mundial sem o campeão em título desde 1994, depois de um ano 2016 em que venceu 19 das 21 provas.
A italiana Ferrari quer, no entanto, regressar aos tempos áureos, apresentando para isso o alemão Sebastian Vettel, tetracampeão mundial (2010 a 2013), e o 'veterano' finlandês Kimi Raikkonen, o mais rápido do período de testes.
A Red Bull, segunda classificada em 2016, parte um pouco abaixo, face aos resultados da pré-temporada. mas também quererá 'ameaçar' a Mercedes e conta com os únicos pilotos que venceram corridas em 2016 à exceção da escuderia germânica, o australiano Daniel Ricciardo e o 'prodígio' holandês Max Verstappen.
Ao mexicano Sergio Perez, a Force India junta esta temporada o francês Esteban Ocon, ex-Manor, para tentar manter o 'domínio' sobre as restantes escuderias do meio da grelha, enquanto a Williams aposta no veterano brasileiro Felipe Massa, que voltou atrás na decisão de se retirar, e em Lance Stroll, único estreante da temporada, conseguindo, aos 18 anos, ser o primeiro canadiano na F1 desde o falecido Gilles Villeneuve em 1997.
Ao bicampeão mundial Fernando Alonso, a McLaren decidiu juntar Stoffel Vandoorne, que já tinha substituído o espanhol numa corrida em 2016, mas o grande desafio será contornar os problemas com os motores Honda, que impediram a equipa de terminar grande parte dos treinos e que Alonso tinha denunciou na pré-temporada.
Kevin Magnussen decidiu sair da Renault para se juntar a Romain Grosjean na Haas, que volta a competir pelos lugares intermédios da grelha, com a escuderia francesa a recrutar Nico Hulkenberg para preencher o monolugar vazio ao lado de Jolyon Palmer, enquanto a Toro Rosso mantém Daniel Kvyat e Carlos Sainz Jr, e a Sauber, penúltima na temporada passada, aposta no sueco Marcus Ericsson e na entrada de Pascal Wehrlein.
O Campeonato do Mundo de Fórmula 1 deste ano terá menos uma equipa (10) face a 2016, uma vez que os problemas financeiros levaram ao fecho da Manor este mês.
O Grande Prémio da Austrália volta a ser o primeiro de um calendário com 20 provas, menos uma do que na temporada transacta, depois da saída do GP da Alemanha por disputas comerciais com a administração do campeonato.
A 68.ª edição do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 arranca no domingo, no circuito de Melbourne, e termina a 26 de Novembro, em Abu Dhabi.
OS 20 PILOTOS
Mercedes
Lewis HAMILTON (Reino Unido)
Valtteri BOTTAS (Finlândia)
Red Bull
Daniel RICCIARDO (Austrália)
Max VERSTAPPEN (Holanda)
Ferrari
Sebastian VETTEL (Alemanha)
Kimi RÄIKKÖNEN (Finlândia)
Force India
Sergio PÉREZ (México)
Esteban OCON (França)
Williams
Felipe MASSA (Brasil)
Lance STROLL (Canadá)
McLaren
Fernando ALONSO (Espanha)
Stoffel VANDOORNE (Bélgica)
Toro Rosso
Carlos SAINZ Jr. (Espanha)
Daniil KVYAT (Rússia)
Haas
Romain GROSJEAN (França)
Kevin MAGNUSSEN (Dinamarca)
Renault
Nico HÜLKENBERG (Alemanha)
Jolyon PALMER (Reino Unido)
Sauber
Marcus ERICSSON (Suécia)
Pascal WEHRLEIN (Alemanha)
O CALENDÁRIO
26 Março: GP da Austrália, Melbourne.
9 Abril: GP da China, Xangai.
16 Abril: GP do Bahrain, Sakhir.
30 Abril: GP da Rússia, Sochi.
14 Maio: GP de Espanha, Barcelona.
28 Maio: GP do Mónaco, Monte Carlo.
11 Junho: GP do Canadá, Montreal.
25 Junho: GP do Azerbaijão, Baku.
9 Julho: GP da Áustria, Spielberg.
16 Julho: GP da Grã-Bretanha, Silverstone.
30 Julho: GP da Hungria, Budapeste.
27 Agosto: GP da Bélgica, Stavelot.
3 Setembro: GP de Itália, Monza.
17 Setembro: GP de Singapura, Singapura.
1 outubro: GP da Malásia, Sepang.
8 Outubro: GP do Japão, Suzuka.
22 Outubro: GP dos Estados Unidos, Austin.
29 Outubro: GP do México, Cidade do México.
12 Novembro: GP do Brasil, São Paulo.
26 Novembro: GP de Abu Dhabi, Abu Dhabi.