Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mundial 2014: Duelo entre Nike e Adidas passa da televisão para a internet

A Nike e a Adidas estão a mudar a aposta publicitária da televisão para a internet. Os anúncios dedicados ao mundial têm cada vez mais espaço nas redes sociais e não na publicidade televisiva.

REUTERS Ruben Sprich
Negócios 03 de Junho de 2014 às 13:15
  • 1
  • ...

2002: Luís Figo, Roberto Carlos, Ronaldo, o Fenómeno. 2014: Cristiano Ronaldo (na foto), Neymar Jr. e Wayne Rooney. Doze anos separam os dois anúncios da Nike com as principais estrelas do futebol em cada época. Também a aposta publicitária mudou para a Nike e a Adidas, duas das marcas com maiores receitas através da venda de produtos ligados a esta modalidade.

 

As marcas, globalmente, estão a apostar cada vez mais na internet e a recuar no investimento em publicidade na televisão. Os dados da "eMarketer" indicam que, em ano de campeonato do mundo de futebol, as empresas vão gastar em publicidade televisiva 68,5 mil milhões de dólares (50 mil milhões de euros) e 56 mil milhões de dólares nas promoções através da internet. Na última prova, em 2010, na África do Sul, a aposta na televisão duplicou em relação à internet.

 

"Há quatro anos, a televisão era o centro. [Em 2014] vai ser o campeonato do mundo móvel", perspectiva a responsável executiva de "marketing" do Facebook, Carolyn Everson, citada pela Bloomberg. A rede social estima que um terço dos seus 1,28 mil milhões de utilizadores gosta de futebol. E que deste terço (500 milhões de utilizadores), um quinto tem entre 13 e 34 anos – mercado mais disputado no meio publicitário.

 

A Google justifica a mudança do meio de publicidade: as pesquisas relacionadas com a "Copa" são superiores às efectuadas, em conjunto, para os Jogos Olímpicos, a Super Bowl e a Volta à França. 

 

Duelo Ronaldo (Nike) – Messi (Adidas)

 

O melhor jogador do mundo da FIFA é o protagonista do anúncio da Nike para promover o campeonato do mundo de 2014, com início a 13 de Junho. Do lado da Adidas, alinha Leonel Messi, segundo melhor jogador do mundo e "cabeça-de-cartaz" do vídeo da marca alemã.

 

A competição das duas empresas é disputada num mercado que vale 5,5 mil milhões de dólares por ano. Neste campo, a Adidas espera obter receitas de 2,7 mil milhões de dólares no final de 2014, mais 700 milhões de dólares em relação ao valor apresentado pela Nike no final do ano fiscal, em Maio de 2014.

 

Em termos de investimento, a Nike apenas indica que vai apostar mais nas redes sociais principais (Facebook, Twitter e YouTube) do que no mercado televisivo. A Adidas detalha que, em 2014, vai gastar mais dinheiro em promoção na internet do que na televisão. Ambas as empresas não indicam valores concretos.

 

O duelo em campo também poderá acontecer: um estudo do Goldman Sachs aponta para um encontro entre Argentina e Portugal nos quartos-de-final do campeonato do mundo, com a vitória para a equipa de Leonel Messi.

 

Audiências televisivas

 

O número de espectadores dos encontros através da televisão, ainda assim, vai continuar a ser superior aos verificados na Super Bowl, final do campeonato de futebol americano. A audiência em cada um dos 64 jogos da "Copa" será superior aos 112,2 milhões de telespectadores que assistiram à Super Bowl em Fevereiro de 2014, de acordo com a Futures Sport Entertainment.

 

O campeonato do Mundo de Futebol 2014 será disputado entre 12 de Junho e 13 de Julho no Brasil. Portugal irá disputar a fase de grupos no grupo G, com Alemanha, Estados Unidos e Gana.  

 

Luís Figo, Roberto Carlos e Ronaldo, o Fenómeno - anúncio da Nike para o campeonato do mundo de 2002:  

 

 

Cristiano Ronaldo, Neymar Jr. e Wayne Rooney - anúncio da Nike para o campeonato do mundo de 2014:   

 

 

Leonel Messi - anúncio da Adidas para o campeonato do mundo de 2014: 

 

 

Ver comentários
Saber mais Mundial 2014 Nike Adidas Cristiano Ronaldo Leonel Messi publicidade televisão internet
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio