Notícia
Fotogaleria: Miami Heat sagraram-se bicampeões da NBA
Os Miami Heat, comandados por LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh, o “Big Three”, conquistaram ontem o bicampeonato da NBA, depois de derrotarem os San Antonio Spurs por 95-88 na “negra”, o sétimo jogo da final.
Depois de um início atribulado nas finais, tendo perdido o primeiro jogo em casa, os Miami Heat conseguiram inverter a tendência no sétimo e último confronto, aproveitando o factor casa, ao vencerem os San Antonio Spurs por 95-88, assegurando o terceiro título da sua história.
Os suspeitos do costume levaram os Miami Heat às costas, com LeBron James, o MVP (jogador mais valioso) das finais, a contribuir com 37 pontos, 12 ressaltos e quatro assistências, sendo bem coadjuvado por Dwyane Wade, que anotou 23 pontos, 10 ressaltos e uma assistência.
Tim Duncan, que procurava o seu quarto título de MVP das finais, ainda remou contra a maré, ao anotar 24 pontos, 12 ressaltos e duas assistências, mas faltou-lhe um maior apoio de Manu Ginobli e Tony Parker, este último apenas com 10 pontos e quatro assistências.
Com o segundo título seguido de MVP das finais, LeBron James igualou o feito de Kobe Bryant e Hakeem Olajuwon, faltando-lhe agora alcançar outros dois monstros sagrados do jogo, Shaquille O'Neal e Michael Jordan, que lograram este marco por três vezes consecutivas, sendo que o último o conseguiu em duas ocasiões distintas.
Os três títulos conquistados pelos Heat continuam ainda muito longe do número já alcançado pelos recordistas Boston Celtics, que têm 17 títulos, mais um do que os Los Angeles Lakers.
Do primeiro título, em 2006, apenas sobram dois jogadores, Dwyane Wade e Udonis Haslem.
O factor casa ainda continua a ser um elemento decisivo. Há 35 anos que uma equipa não ganha o sétimo jogo da final, quando os Washington Bullets venceram os Seattle SuperSonics.