Notícia
Lopetegui confirmado novo treinador dos dragões
O antigo guarda-redes catalão, que treinava as selecções jovens de Espanha, foi o escolhido pela direcção do FC Porto para liderar a equipa principal de futebol. Pinto da Costa quer continuar a ganhar “quase sempre” e a perder “de vez em quando”.
Julen Lopetegui, de 47 anos, já foi oficialmente confirmado como treinador da equipa principal de futebol do FC Porto. Em simultâneo à conferência de imprensa em que o presidente dos dragões, Jorge Nuno Pinto da Costa, fez a apresentação de Lopetegui, a SAD portista comunicava à CMVM a “celebração de um contrato de trabalho desportivo (...) válido por três épocas”.
Pinto da Costa realçou que o trajecto de Lopetegui fala por si e garantiu não ter contactado “mais nenhum treinador”. O sucessor de Luís Castro é campeão europeu sub19 e sub21 com as camadas jovens espanholas e chegou a ser suplente de Vítor Baía no Barcelona.
O presidente portista aproveitou ainda para deixar uma palavra de apreço ao treinador interino do clube, sublinhando a “coragem e sacrifício” de um homem que regressará à equipa B para trabalhar em ligação com Lopetegui. Rui Barros, antigo jogador do clube e adjunto de Jesualdo Ferreira irá integrar a equipa técnica de Lopetegui.
O dirigente máximo dos dragões quis deixar várias garantias aos críticos que “são pagos para falar mal”. Primeiro notou que o que “falhou [esta época] foi o FC Porto não ganhar como é costume”. A contratação de Lopetegui servirá para continuar a ganhar “quase sempre” e a perder “de vez em quando”.
Por isso quis dar o sinal de que a escolha de Lopetegui, para treinar durante três anos, é de “toda a direcção” que notou “está unida” e “aqui presente o que mostra a nossa coesão”. Foi assim que Pinto da Costa quis esclarecer que Antero Henriques, o homem responsável pela ligação entre o plantel de futebol e a direcção, não vai abandonar o FC Porto.
Questionado sobre o motivo para escolher esta terça-feira para a apresentação do novo treinador, não esperando pelo fim do campenato, Pinto da Costa deixou uma das tradicionais notas de humor: “Queria que esperasse pelo fim do campeonato? Se me tivesse dito fazia segunda-feira”, uma vez que o campeonato termina já no próximo fim-de-semana.