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Impacto do Benfica-Porto ultrapassa 25 milhões de euros

Um estudo do IPAM, divulgado esta quinta-feira, 30 de Março deverá gerar receitas directas de mais de quatro milhões e indirectas de 21 milhões, valores que superam os de jogos em alturas anteriores.

Manuel Araújo
Negócios 30 de Março de 2017 às 11:31
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O gabinete de estudos de Marketing para Desporto do IPAM estima que o impacto do Benfica-Porto deste sábado pode ultrapassar os 25 milhões de euros. Em comunicado, a escola de marketing adiantou que os seus cálculos apontam receitas directas de 4,1 milhões de euros e receitas indirectas de 21 milhões de euros. "O impacto económico apurado supera os valores avaliados em jogos semelhantes - 2009 (19,5 milhões) e 2015 (23,2 milhões de euros) ", adiantou o mesmo comunicado.


Segundo o estudo, o jogo deverá ter uma audiência televisiva "entre 3,5 e 4 milhões de telespectadores, a par dos 65 mil adeptos esperados nas bancadas do Estádio da Luz".


As receitas directas dizem respeito não só à bilheteira, mas também aos direitos de transmissão, publicidade e acções promocionais "a segurança que envolve a contratação de empresas de segurança privada, a PSP que deverá destacar 600 elementos para o Estádio da Luz; a hospitalidade que envolve diversas empresas na prestação destes serviços e, por último, a restauração", segundo comunicado.


Já as indirectas estão relacionadas com "a publicidade, as assinaturas da Benfica TV, o acréscimo de vendas de jornais com particular incidência nos meios desportivos, as apostas online, o merchandising em redor dos estádios e nas próprias lojas dos clubes, as deslocações de adeptos, o consumo em casa e na restauração, tendo em conta o fenómeno recente das transmissões pelo canal Benfica TV em cafés e restaurantes e que proporciona um valor elevado do consumo nestes locais onde se replica um pouco o efeito do estádio", diz o IPAM.


O instituto analisou os beneficiários destas receitas "nomeadamente, clubes, Liga Portuguesa de Futebol Profissional, agências de publicidade, agências de meios, empresas de catering, transportes, hotelaria, cafés, restaurantes, segurança e limpeza, Polícia de Segurança Pública (PSP), empresas de apostas, jornais, canais de televisão, rádio, gasolineiras, empresas concessionárias de auto-estradas, marcas desportivas, cervejeiras, hipermercados, entregas de comida ao domicílio, tabaqueiras, entre muitos outros".

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