Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Benfica sobe em bolsa o dobro do Porto

A um dia do grande clássico, que poderá ser chave para o campeonato de futebol nacional, o Negócios faz um balanço das acções das SAD dos dois clubes que vão entrar em campo este sábado.

Miguel Araújo
31 de Março de 2017 às 12:52
  • ...

As acções da SAD do Benfica e do Porto estão a ter um desempenho positivo desde o início da época, ainda que os encarnados subam quase o dobro da equipa azul e branca.

 

As acções da SAD do Benfica acumulam um ganho de 14,86% desde o início de Julho (quando arranca a época e o ano fiscal das SAD), com uma média diária nos últimos seis meses de 3.996 acções transaccionadas.

 

Já os títulos da SAD do Porto acumulam uma subida de 7,02% no mesmo período. Neste caso trocam de mãos uma média de 953 acções por sessão, de acordo com os dados dos últimos seis meses.

 

De realçar que em termos desportivos, os dois clubes de futebol participaram na Liga dos Campeões, tendo o Porto encaixado um montante superior, uma vez que a equipa azul e branca teve mais uma vitória na fase de grupos do que o Benfica.

 

O Benfica amealhou um total de 22,7 milhões de euros na edição 2016-2017 da "Champions League" da UEFA, 12,7 milhões pelo apuramento para a prova, quatro milhões em prémios na fase de grupos (duas vitórias e dois empates), e seis milhões relativos à passagem aos oitavos de final da prova.

 

Os portistas encaixaram 26,2 milhões de euros só em prémios de jogo da Champions: dois milhões pela participação no playoff de acesso (frente aos italianos da Roma); 12,7 milhões pelo apuramento para a fase de grupos; 5,5 milhões pelos resultados nessa fase (três vitórias e dois empates); e seis milhões pela passagem aos oitavos de final. 

 

No que respeita aos resultados financeiros das SAD, o Benfica teve lucros, ainda que menores do que no ano anterior, já o Porto agravou os prejuízos. Ambas as SAD foram afectadas pela ausência de venda de jogadores.

 

O Benfica terminou o primeiro semestre fiscal (de Julho a Dezembro) com um lucro de 2,6 milhões de euros, o que corresponde a menos 43,7% do que no anterior. Uma queda justificada com o resultado com direitos de atletas, cujo resultado foi negativo em quase 6,5 milhões de euros, quando no ano anterior o Benfica tinha registado um valor positivo de 1,6 milhões de euros.

 

Já a SAD do Porto terminou o semestre com um prejuízo de quase 30 milhões de euros, o que compara com as perdas de quase 18 milhões observadas um ano antes. A justificação desta aprofundar de prejuízos vem da não venda de passes de jogadores que na primeira metade do exercício anterior tinham garantido um resultado de 26 milhões de euros.


O resultado do clássico desde sábado poderá ter imapcto na evolução das acções em bolsa e também nos resultados das cotadas.

Ver comentários
Saber mais Porto Benfica bolsa SAD
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio