Notícia
Liga de Futebol enviará suspeita de manipulação nos jogos para a justiça
A Liga Portuguesa de Futebol vai enviar para várias instâncias judiciais estudo que aponta para a combinação de jogos na segunda liga, segundo o Expresso. Um estudo da FederBet refere que três jogos desta liga, todos envolvendo o Oliveirense, terão sido combinados.
Pelo menos três jogos recentes da segunda liga portuguesa de futebol terão sido alvo de combinação de resultados, com impacto no desfecho dos encontros. Os três envolvem o Oliveirense (clube de Oliveira de Azeméis), de acordo com o semanário Expresso, que cita o estudo da FederBet - a federação europeia dos operadores do sector das apostas - apresentado esta terça-feira, 3 de Junho, em Bruxelas.
Em causa estão os jogos Oliveirense-Benfica B (dia 5 de Abril, resultado final 1-2), o Trofense-Oliveirense (27 de Abril, 3-0) e o Portimonense-Oliveirense (11 de Maio, 1-0). Segundo escreve o semanário, nos primeiros dois casos, a combinação foi sobre o total de golos marcados no decorrer do jogo (três ou mais), no terceiro caso o acordo estava associada à vitória da primeira equipa.
O secretário-geral deste organismo, Francesco Baranca, assegura que estes são alguns dos casos identificados em que a FederBet "tem a certeza" que houve manipulação. No entanto, o responsável assinalou ainda que existem outros jogos estranhos, "sempre" na segundo liga de futebol.
O facto de o clube de Oliveira de Azeméis estar "sempre envolvido", segundo o que escreve o semanário do grupo Impresa, evidencia que a equipa ou alguns membros podem estar envolvidos na combinação dos desfechos dos jogos. Porém, os adversários podem ter também algumas responsabilidades.
Entretanto, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, em declarações a esta publicação, revelou que as conclusões deste estudo vão ser enviadas para várias instâncias judiciais, entre elas: a Procuradoria Geral da República (PGR), a Polícia Judiciária e o Ministério Público. Mário Figueiredo assegurou ao Expresso que o órgão que tutela vai fazer tudo para apurar a verdade e, caso se justifique, aplicar, "plenamente, a moldura penal" prevista para estas situações.
Oliveirense nega manipulação
Também ao Expresso, o presidente do Oliveirense, José Godinho, já negou a combinação dos resultados. Godinho assegura que não foi "notificado ou avisado de nada" e que o surgimento do nome do clube neste estudo "deve ser manobra de algum mafioso ou de um habilidoso qualquer". "Somos um clube honesto que luta pela sobrevivência. Nada disto faz sentido e não vou fazer mais comentários".
"O que eu sei é que a Oliveirense queria safar-se da descida, mas não combina resultados. Aliás, a Oliveirense perdeu esses três jogos. Portanto, não vejo como poderia ter acontecido isso. Estamos completamente fora desse esquema", afirmou ao Expresso José Gondinho.
Neste relatório, divulgado em Bruxelas, constam casos semelhantes em mais 11 países europeus, Canadá, China e Uzbequistão.