Notícia
Eder ausente da Taça das Confederações, Renato Sanches vai ao Europeu de sub-21
Fernando Santos divulgou esta manhã a convocatória para os jogos com Chipre e Letónia, da qual sairá a lista de jogadores para a Taça das Confederações. Na lista de 24 jogadores não há lugar para Eder. Renato Sanches foi convocado para o Europeu de sub-21.
O ponta-de-lança Eder, que marcou o golo da vitória na final do Euro 2016, em França, não foi convocado por Fernando Santos para os jogos com Chipre e Letónia, e vai falhar a Taça das Confederações. O seleccionador nacional sublinhou que se trata de uma opção técnica, mas reconheceu que "nunca é fácil para um treinador" deixar jogadores de fora. Tanto Eder como os restantes jogadores que não foram convocados foram informados "pessoalmente" pelo seleccionador.
Fernando Santos quis, ainda assim, garantir que "isto não significa que há falta de confiança no Eder. Isso que fique muito claro". Portugal marca presença na Taça das Confederações pela primeira vez na sua história, precisamente porque venceu o Campeonato Europeu do ano passado.
A convocatória hoje divulgada é válida para o jogo amigável com Chipre, a 3 de Junho, no Estoril, e para o jogo de qualificação para o Mundial de 2018 com a Letónia, a 9 de Junho, em Riga. Será desta convocatória que sairá a lista de 23 jogadores para a Taça das Confederações, a disputar na Rússia, que terá de ser entregue à FIFA até 7 de Junho, precisou Fernando Santos.
Além de Eder, também Renato Sanches, que esta época se transferiu do Benfica para o Bayern de Munique, ficou de fora da convocatória. O médio foi, instantes depois, convocado para o campeonato europeu de sub-21 que se realiza na Polónia em Junho.
O guarda-redes do Lyon, Anthony Lopes, também ficará de fora, por uma "situação grave" de cariz familiar, informou o seleccionador.
Por outro lado, e ao contrário do que se especulava em Espanha, Cristiano Ronaldo vai alinhar pela selecção na Taça das Confederações.
Fernando Santos chamou os guarda-redes Rui Patrício, Beto e José Sá. Para a defesa foram convocados Cédric Soares, Nelson Semedo, Pepe, José Fonte, Bruno Alves, Luís Neto, Raphael Guerreiro e Eliseu. Os médios são Danilo Pereira, William Carvalho, João Moutinho, Adrien, André Gomes, Pizzi e João Mário. Para a frente de ataque foram convocados Nani, Ricardo Quaresma, Bernardo Silva, Gélson Martins, Cristiano Ronaldo e André Silva.
O seleccionador nacional confessou que é "constrangedor" deixar jogadores de fora da lista. "Partimos de um lote muito alargado, à volta de 40 jogadores, 4 por posição, sem contar com os guarda-redes, depois tenho que emagrecer [a lista] porque na lista final não cabem todos. Fizemos uma lista de 23, ao seleccionador nacional compete fazer a análise", explicou, adiantando que a convocatória foi finalizada "ontem à noite ao jantar" com a restante equipa técnica.