Notícia
Dembélé vendido por 105 milhões é terceira transferência mais cara do futebol mundial
O médio francês Ousmane Dembélé protagonizou hoje a terceira transferência mais cara de sempre do futebol mundial, ao trocar o Borussia Dortmund pelo FC Barcelona, por 105 milhões de euros.
Menos de um mês depois de terem perdido o brasileiro Neymar para o Paris Saint-Germain, na transação recorde de 222 milhões de euros, os catalães, que contam com os portugueses Nelson Semedo e André Gomes, investiram na contratação de Dembélé, de 20 anos.
O montante empregue na aquisição de Dembélé até poderá ascender aos 147 milhões de euros, mediante a concretização de objectivos, que promoveriam a sua subida ao segundo lugar da hierarquia, por ultrapassagem ao seu compatriota Paul Pogba, contratado pelo Manchester United à Juventus por 117, na época passada.
O internacional português Cristiano Ronaldo, que se transferiu do Manchester United para o Real Madrid a troco de 96 milhões de euros em 2010, liderou a lista até 2013, ano em que foi 'destronado' por Gareth Bale, que também assinou pelos 'merengues' depois de deixar o Tottenham, que encaixou pelo negócio 100 milhões.
Neymar, Pogba e Dembélé relegaram Bale para o quarto lugar do 'ranking milionário' e desalojaram Ronaldo do pódio. Neste momento, o capitão da seleção portuguesa ocupa o quinto posto, seguido do avançado argentino Gonzalo Higuain, que em 2016 deixou o Nápoles e assinou pela Juventus por 90 milhões de euros.
Entre o 'top-10', mais duas movimentações de mercado ocorreram também neste defeso. Lukaku protagoniza a oitava transferência mais cara de sempre, depois de deixar o Everton para voltar às ordens de José Mourinho, que treinou o avançado no Chelsea e agora vai orientar o belga no Manchester United, que investiu 85 milhões de euros para concretizar o negócio com o emblema de Liverpool.
Morata fecha, a par de James Rodriguez, o grupo dos 'dez mais'. O avançado espanhol deixou o Real Madrid para assinar pelo Chelsea, que desembolsou 80 milhões, a mesma verba que os madrilenos pagaram em 2014 para contratar ao Mónaco o colombiano James Rodriguez, agora emprestado ao Bayern Munique.
Lista das principais transferências na reabertura do "mercado" europeu:
Pos. Nome De Para Valor (milhões de euros)
1. Neymar (Bra) FC Barcelona Paris Saint-Germain 222
2. Paul Pogba (Fra) Juventus Manchester United 117
3. Ousmane Dembélé (Fra) Borussia Dortmund FC Barcelona 105
4. Garet Bale (Gal) Tottenham Real Madrid 100
5. Cristiano Ronaldo (Por) Manchester United Real Madrid 96
6. Higuain (Arg) Nápoles Juventus 90
7. Neymar (Bra) Santos FC Barcelona 86
8. Lukaku (Bel) Everton Manchester United 85
9. Luis Suares (Uru) Liverpool FC Barcelona 82
10. Morata Real Madrid Chelsea 80
10. James Rodriguez Mónaco Real Madrid 80