Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Conheça os atletas mais bem pagos dos Jogos Olímpicos

São quase 11 mil os atletas que estão a participar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, mas há uma dezena que já está no pódio – dos mais bem pagos. A BBC elaborou o ranking.

Negócios 15 de Agosto de 2016 às 12:17
  • ...

A diferença de rendimento entre os atletas que participam nas Olímpiadas não tem parado de aumentar desde 1986, quando o Comité Olímpico Internacional autorizou a participação de profissionais ao lado dos amadores. Entre os quase 11 mil atletas presentes nas Olimpíadas do Rio de Janeiro há, por isso, quem precise de se endividar e de ter vários empregos para custear o respectivo treino e quem ganhe milhões a competir durante todo o ano. Há, portanto, uma pequena elite que desde logo se diferencia – não necessariamente pelo seu rendimento desportivo, mas monetário. A BBC Brasil fez esse "ranking". Entre os mais bem pagos estão três basquetebolistas, quatro tenistas e apenas uma mulher. Veja a lista:

1. Kevin Durant

O norte-americano, jogador de basquetebol dos Golden State Warriors, é o atleta com o maior rendimento declarado a participar nos Jogos do Rio de Janeiro. A revista Forbes estima o seu rendimento anual em 56,2 milhões de dólares (cerca de 50,3 milhões de euros) no que se inclui um contrato de publicidade com a marca Nike de 300 milhões de dólares ao longo de dez anos. Na temporada 2013-2014, Durant foi considerado o jogador mais valioso da NBA, a liga profissional norte-americana, e foi o jogador de basquetebol que mais pontos marcou entre 2010 e 2012 e em 2014 (cinco épocas consecutivas). Nas Olimpíadas de Londres, em 2012, ganhou a medalha de ouro como parte da equipa de basquetebol dos Estados Unidos.


2. Novak Djokovic

O tenista sérvio lidera o ranking mundial da modalidade desde 2014. Acumula neste momento 15.440 pontos no "ranking" ATP, 12 títulos em torneios de Grand Slam, tendo sido medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Segundo a revista Forbes, o seu rendimento anual ascende a 55,8 milhões de dólares, dos quais 1,8 milhões resultam de prémios obtidos em torneios. Djokovic foi o primeiro tenista a ultrapassar a fasquia de 100 milhões de dólares em prémios na carreira. Não obstante o seu palmarés, o sérvio foi derrotado logo na estreia da disputa olímpica no Rio pelo argentino Juan Martín del Potro, e também na segunda ronda da disputa de pares pelos brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares.


3. Neymar

Esta é a segunda participação do astro do Barcelona em Jogos Olímpicos. Em 2012, quando já era a estrela principal da selecção brasileira, foi derrotado na final pelo México e ficou com a medalha de prata. O rendimento anual de Neymar é estimado em 37,5 milhões de dólares. Quase dois terços, 23 milhões, vem de contratos publicitários com empresas como a Nike, Gillette e Panasonic.


4. Rafael Nadal

O tenista espanhol já conseguiu uma medalha de ouro olímpica, nas Olimpíadas de Pequim em 2008, e já venceu nove vezes o torneio de Roland Garros. O seu rendimento anual é estimado em 37 milhões de dólares, dos quais 32 milhões decorrem de patrocínios publicitários. Apesar de ter sido escolhido como porta-bandeira da delegação espanhola na abertura dos Jogos, Nadal não chegou ao Rio na sua melhor forma, depois de ter passado dois meses a recuperar-se de uma lesão.


5. Kei Nishikori

O tenista japonês é muito popular na Ásia, depois de ter chegado à sua primeira final do Grand Slam em 2014. Aos 26 anos, ocupa actualmente o sétimo lugar do ranking mundial com 4075 pontos e é visto como uma estrela ascendente para os Jogos Olímpicos de 2020, que serão disputados em Tóquio. A revista Forbes estima o seu rendimento anual em 33,5 milhões de dólares, incluindo 30 milhões em patrocínios.


6. Usain Bolt

Nos Jogos Olímpicos de 2008, Usain Bolt tornou-se o primeiro corredor a ganhar o ouro e quebrar o recorde mundial nas corridas de 100m, 200m e nos 4x100m. O atleta jamaicano voltou a ganhar as três medalhas de ouro nas mesmas provas nas Olimpíadas de Londres, em 2012. E no Rio de Janeiro, já tem ao peito o ouro nos 100 metros, tendo-se convertido no primeiro atleta do mundo a alcançar três medalhas máximas nesta modalidade. O seu rendimento rondará os 32,5 milhões de dólares. Os dez patrocínios de marcas diferentes garantir-lhe-ão 30 milhões por ano.


7. Carmelo Anthony

O jogador de basquetebol dos New York Knicks já sentiu o gosto da glória olímpica em Atenas 2004, quando ganhou o bronze, e em Pequim 2008 e Londres 2012, quando levou o ouro. Na época 2015-2016, foi o terceiro mais bem pago da NBA. O seu rendimento anual elevar-se-á a 30,9 milhões de dólares, dos quais 22,9 milhões correspondem ao seu salário como jogador.


8. Serena Williams

A tenista norte-americana já venceu 22 torneios Grand Slam, sendo a actual líder do ranking mundial de ténis profissional feminino. Serena ganhou quatro medalhas de ouro em Olimpíadas, incluindo as disputas de simples e de duplas nos Jogos de 2012. Mas deixou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro sem medalhas. O seu rendimento anual é cifrado pela Forbes em 28,9 milhões e dólares. A tenista conta com mais de uma dezena de patrocinadores, incluindo a Nike, Chase, IBM e Delta.


9. Kyrie Irving

Apesar de ter nascido em Melbourne e de ter dupla nacionalidade, norte-americana e australiana, Kyrie Irving disputa os Jogos Olímpicos pela selecção dos Estados Unidos. O jogador dos Cavaliers de Cleveland faz no Rio de Janeiro a sua estreia em Jogos Olímpicos. O seu rendimento é estimado em 27,6 milhões de dólares anuais, dos quais 16,6 milhões correspondem ao seu salário na NBA. Em Dezembro de 2014, a Nike começou a vender calçado desportivo com seu nome que se tornou num sucesso de vendas.

Ver comentários
Saber mais Olimpíadas do Rio de Janeiro os mais bem pagos atletas ricos rendimento BBC Brasil Kevin Durant Rafael Nadal Carmelo Anthony Usain Bolt Serena
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio