Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Brandão Rodrigues admite agravar sanções no futebol

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, admite penalizações mais severas para combater discurso de ódio, se a sociedade entender que isso é necessário.

Tiago Brandão Rodrigues - Educação: O bioquímico e investigador na área de oncologia na Universidade de Cambridge tornou-se aos 38 anos um dos mais jovens e… desconhecidos a assumir o Ministério da Educação. A relevância da pasta e as profundas mudanças introduzidas logo no início do mandato, como na avaliação dos alunos, conferem já a este minhoto uma razoável notoriedade espontânea (1,8%) e uma avaliação que, apesar de equilibrada, pende mais para a nota positiva (7%) do que negativa (6,2%).
Miguel Baltazar
03 de Dezembro de 2017 às 11:04
  • 7
  • ...

O ministro da Educação, que tem a tutela do desporto, considera que "a apologia do ódio não pode de todo dominar o futebol" e que o "clima de crispação nos enfraquece". Mensagens deixadas numa entrevista publicada este domingo pelo DN, onde admite agravar sanções. 


Tiago Brandão Rodrigues afirma que ele próprio e o secretário de Estado da Juventude e Desporto, têm falado constantemente com a APAF, com a FPF e com a Liga de Clubes. Reforça o apelo "à contenção dos dirigentes, dos comentadores, dos órgãos de comunicação social".


"Basicamente há algo de que não nos podemos esquecer: o futebol é um espectáculo, agora, o futebol não pode ser, nunca pode ser, um ‘reality show’. Nós sabemos as vicissitudes que tem o futebol e este é um problema transaccionar", afirmou o ministro.


Se este ambiente de apologia ao ódio persistir, Tiago Brandão Rodrigues admite a hipótese de agravar as sanções para os dirigentes ou outros agentes do mundo do futebol.


"Eu acho que o 'reality show' não tem lógica e as pessoas que insistirem em participar nele têm de entender que não o podem fazer. Esperamos todos que não haja necessidade de haver nenhum tipo de novo enquadramento penalizador. Se o mundo do futebol, a sociedade civil, entre todos entendermos que essa é a única forma para lá avançaremos, mas o caminho tem de se fazer entendendo que temos de ser profiláticos e não chegar a esse momento", diz o ministro na entrevista.

Ver comentários
Saber mais Desporto Futebol Tiago Brandão Rodrigues Educação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio