Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Venda de empresa permite à SDC Investimentos apresentar lucro de 6,1 milhões de euros

O resultado operacional da SDC Investimentos, accionista minoritária na Soares da Costa Construções, é negativo. Contudo, a venda da Indáqua sustenta o resultado líquido obtido nos primeiros nove meses do ano.

Cátia Barbosa/Negócios
26 de Novembro de 2015 às 18:12
  • 4
  • ...

A SDC Investimentos, que tem uma participação minoritária na Soares da Costa Construções, apresentou um lucro de 6,1 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. Uma recuperação por parte do grupo detido por Manuel Fino face ao prejuízo de 5,5 milhões de euros alcançado no período homólogo.

 

A justificar esta melhoria dos resultados da companhia presidida por António Castro Henriques (na foto) esteve a venda de uma empresa, a Indáqua (de abastecimento de água), à Mota-Engil e à alemã Talanx. Esta operação permitiu que o resultado financeiro passasse dos 7,5 milhões de euros negativos registados no ano passado para 3,9 milhões de euros positivos.

 

Segundo o comunicado emitido no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o volume de negócios caiu 28% para 3.748,5 milhões de euros até Setembro, já que a actividade da Companhia de Parques de Estacionamento (CPE) foi remetida para as actividades descontinuadas (esperam-se autorizações para concretizar a operação).

 

Pelo contrário, os custos subiram e também por causa da referida venda: foram "influenciados […] por custos não recorrentes com o assessor financeiro e advogados, no valor de 1,2 milhões de euros, na área das concessões, associados ao processo de alienação da Indáqua".

 

O equilíbrio operacional da empresa está, assim, em terreno negativo. O EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) fixou-se em -3,7 milhões de euros. Já os ganhos e perdas em associadas e em empreendimentos conjuntos (essencialmente concessões rodoviárias) subiram 26% para 9,5 milhões de euros, ajudando ao lucro.

 

"A dívida líquida reflectida na demonstração da posição financeira consolidada à data de 30 de Setembro de 2015 é de 267 milhões de euros que corresponde a uma redução em relação ao valor comparável à data de referência de 31 de Dezembro de 2014, que era de 317 milhões de euros. Nesta evolução há a considerar a redução da CPE (28,4 milhões de euros) que passou a estar representada em passivos em descontinuação e da própria sociedade mãe SDC Investimentos que beneficiou da alienação da Indáqua (19,6 milhões de euros)", indica o comunicado à CMVM.

 

Entretanto, em Novembro, a SDC Investimentos, a empresa cotada que vendeu a participação na Soares da Costa Construções ao empresário angolano António Mosquito (que entretanto vendeu já a sua participação), assinou um acordo para reestruturar dívida de 150,4 milhões de euros com o BCP, a CGD, o CCCAM, o BPI, o Banco Popular, o Banif, o Novo Banco e a Lisgarante. 

Os resultados foram publicados após o fecho dos mercados. A SDC Investimentos somou 2,04% na sessão de hoje e fechou nos 5 cêntimos. 

Ver comentários
Saber mais SDC Investimentos Soares da Costa Manuel Fino António Castro Henriques resultados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio