Notícia
Obras públicas: concursos promovidos crescem 20%, mas contratos caem 4%
Nos primeiros oito meses do ano foram lançadas a concurso empreitadas de obras públicas no total de 3,4 mil milhões de euros, mas os contratos celebrados ficaram-se por metade desse valor.
Os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos nos primeiros oito meses do ano atingiram os 3.422 milhões de euros, um valor que representa um aumento de 20% face ao registado no período homólogo do ano passado.
De acordo com o barómetro divulgado esta quarta-feira pela Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), os concursos abertos e objeto de anúncio em Diário da República ao longo do corrente ano a mantêm "um volume anual acumulado que se situa em máximos históricos desde o início desta série que remonta a 2010".
No entanto, a associação faz notar que o total de contratos de empreitadas celebrados até ao final de agosto, e que estão reportados no Portal Base, situou-se nos 1.,749 milhões de euros, menos 4% em termos homólogos.
Por modalidade, os contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos recuaram 7% nos primeiros oito meses para 1.291 milhões, enquanto os celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias ficaram-se pelos 292 milhões, menos 5% face ao mesmo período de 2019.
No caso de outras modalidades de contratos de obras públicas, a AICCOPN adianta que atingiram até agosto os 166 milhões, o que equivale a uma subida de 39%.