Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Contratos de obras públicas celebrados aumentam 10% até março

Os concursos de obras públicas lançados no primeiro trimestre cresceram 65% para mais de 1,6 mil milhões de euros, com o contributo dos grandes projetos da ferrovia e metropolitanos. Já os contratos celebrados valeram 411 milhões.   

Reuters
Negócios 24 de Abril de 2020 às 11:58
  • ...

O volume de concursos de obras públicas promovidos no passado mês de março foi de 1.128 milhões de euros, o que significa, segundo o barómetro da associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), o "melhor mês de que há registo em termos de anúncios de lançamento de procedimentos" desde 2010.

De acordo com a mesma entidade, este aumento "deve-se à publicação, só neste mês, de nove concursos de valor igual ou superior a 25 milhões de euros, os quais somam 872 milhões de euros, mais de três quartos do total".


São eles os projetos das novas linhas de metro do Porto e de Lisboa e a modernização da Linha da Beira Alta, "alguns dos quais já haviam sido previamente objeto de concurso que, devido aos preços base demasiado baixos, tinham ficado desertos", lembra a AICCOPN, frisando que desta forma no primeiro trimestre deste ano o total de contratos promovidos situou-se nos 1.659 milhões de euros, mais 65% em termos homólogos.


Nos primeiros três meses do ano, por seu lado, em termos de concursos de empreitadas de obras públicas, foram celebrados e reportados no Portal Base 309 milhões de euros, o que revela uma variação homóloga comparável de 18%.


Já os contratos de empreitadas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias somaram apenas 74 milhões de euros, ou seja menos 1%, face ao mesmo período de 2019.


Desta forma, o montante total de empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registado no Portal Base foi de 411 milhões de euros, valor a que corresponde uma variação homóloga de 10%.

Ver comentários
Saber mais construção obras públicas AICCOPN
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio