Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Número de obras concluídas e licenciadas continua a diminuir

No segundo trimestre de 2013 licenciaram-se menos 18% de edifícios do que em igual período do ano anterior. Também o número de edifícios concluídos diminuiu 16,6%, face ao período homólogo.

13 de Setembro de 2013 às 13:02
  • 1
  • ...

Entre Abril e Junho de 2013, o número de edifícios licenciados diminuiu 18%, face a igual período do ano precedente. No total, licenciaram-se 4,4 mil edifícios. O número de edifícios concluídos situou-se nos 5,2 mil, o que corresponde a um decréscimo de 16,6%, em relação ao período homólogo. Os dados foram avançados, esta sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

Quando comparado com o trimestre anterior, o número de edifícios licenciados reduziu-se em 1,7%. Concluíram-se também menos 2,7% de edifícios do que nos primeiros três meses de 2013.

 

Lisboa foi a região que observou uma descida mais acentuada do número de obras licenciadas, no segundo trimestre do ano, 62,1%. Porém todas as regiões do país registaram variações negativas do indicador. A região centro foi onde se verificou um menor recuo, 5,5%.

 

O número de edifícios concluídos caiu também em todo o país. A região do Algarve liderou as quedas (28,2%), por oposição à região autónoma dos Açores que registou a descida menos acentuada deste indicador, 6,9%.

 

Dos edifícios licenciados no segundo trimestre do ano, 60,6% correspondem a construções novas. Destas, 58,9% destinavam-se a habitações familiares. O licenciamento de construções novas para habitação familiar caiu 32,8%, em relação ao mesmo período de 2012, ainda assim a queda foi menor do que a registada no trimestre anterior (45,5%). Os fogos concluídos com a mesma finalidade observaram também uma diminuição de 22,1%, uma descida mais ténue do que a verificada entre Janeiro e Março deste ano (39,5%).

 

As regiões norte e centro concentraram 72,2% do total de edifícios concluídos no período de um ano terminado em Junho de 2012 e 64% do total de fogos concluídos, segundo o INE.

Ver comentários
Saber mais construção INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio