Notícia
Novas encomendas na construção desaceleram no segundo trimestre
As novas encomendas na construção aumentaram 20,7% no período entre Abril e Junho depois do crescimento superior a 30% nos primeiros três meses do ano.
As novas encomendas na construção em Portugal cresceram 20,7% no segundo trimestre deste ano, face ao mesmo período de 2015, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira, 23 de Agosto.
Este valor representa um abrandamento face ao crescimento registado nos primeiros três meses do ano, já que nesse período as encomendas na construção subiram 30,6% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior.
Este abrandamento foi determinado pela evolução do índice do segmento de Obras de Engenharia, que apresentou uma subida de 14,6%, depois do avanço de 49,3% no trimestre anterior.
Já o índice relativo ao segmento de Construção de Edifícios passou de uma variação homóloga de 17,2% no primeiro trimestre para 26,2% no trimestre seguinte.
O aumento de 30,6% registado no primeiro trimestre tinha sido o maior desde o mesmo período de 2014 - no primeiro trimestre desse ano, e em termos homólogos, as novas encomendas na construção tinham crescido 55,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.