Notícia
Índice de produção da construção menos negativo em Junho
Os dados do INE não são positivos para o sector, mas mostram que a queda não foi tão grande como nos meses anteriores.
Continua a cair mas a um ritmo menor. O sector da construção em Portugal reduziu-se em 3,8% em Junho deste ano, face à diminuição de 4,6% registada no mês anterior. "O índice de produção na construção apresentou, em Junho, uma diminuição de 3,8% na taxa de variação homóloga, 0,8 pontos percentuais superior à observada em Maio", salientou o Instituto Nacional de Estatística (INE), esta quarta-feira, 10 de Agosto.
Os segmentos de construção de edifícios e engenharia civil foram os que registaram a diminuição menos acentuada. No primeiro a redução foi de 2,1%, (-2,7% em maio) e no segundo de 6,3% (-7,5% no mês anterior), adiantou o INE.
No que diz respeito ao emprego, este indicador reduziu-se em 3,8% em termos homólogos, enquanto em Maio tinha caído 4,6%.
Os salários também caíram em Junho, com uma variação homóloga de -5,9% (em Maio foi de -5,6%). Face ao mês anterior, "o índice das remunerações cresceu 3,9% (4,3% em Junho de 2015)", salientou o INE.
O sector tem sido dos mais afectados pela crise e com grandes dificuldades de recuperação. Milhares de empresas já desapareceram, juntamente com um número elevado de postos de trabalho.
Esta semana foi a vez da Soares da Costa anunciar que ia requerer um PER (Processo Especial de Revitalização) para regularizar os pagamentos aos trabalhadores.