Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mão-de-obra aumenta preços da construção em novembro. Custo dos materiais desce

Os custos de construção de habitação nova aumentaram em novembro 3,4% face ao mesmo mês do ano passado, tendo o preço dos materiais diminuído 0,3% e o custo da mão de obra aumentado 8,1%.

DR
08 de Janeiro de 2025 às 11:37
  • ...

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 3,4% em termos homólogos em novembro, desacelerando face aos 4,1% registados em outubro. O preço dos materiais caiu 0,3%, enquanto o custo da mão de obra acelerou 8,1%, de acordo com os últimos dados publicados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

Segundo o INE, o custo da mão de obra contribuiu com 3,5 p.p. (4,1 p.p. no mês anterior) para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) e os materiais tiveram um impacto muito reduzido de -0,1 p.p. (nulo em outubro).

Entre os materiais que mais influenciaram negativamente a variação agregada do preço estão as madeiras e derivados de madeira com uma descida de cerca de 15% e a chapa de aço macio galvanizada e os outros materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização com reduções em torno de 10%.

Em sentido oposto, destacaram-se o betão pronto e as obras de carpintaria com subidas próximas dos 5%.

Em termos mensais, o ICCHN acelerou 0,4% em novembro, valor igual ao registado no mês anterior. O custo dos materiais manteve-se inalterado e o da mão de obra subiu 0,8%.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio