Notícia
Construção continuava em queda em Novembro
Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para um cenário mais negativo no sector em Novembro, com uma redução de 3,9% da produção e de 4% do emprego face ao período homólogo.
Em Novembro de 2015 o sector da construção registou uma queda mais acentuada do que em Outubro do mesmo ano.
Assim, segundo os dados do INE, "o índice de produção na construção apresentou uma variação homóloga de -3,9% em Novembro (variação de -2,9% em Outubro). Os índices dos dois segmentos considerados, construção de edifícios e engenharia civil, registaram uma redução homóloga mais intensa que a observada no período anterior".
Paralelamente, segundo a mesma fonte, "o índice relativo à construção de edifícios diminuiu 3,9% (variação de -2,9% em Outubro) e contribuiu em 2,3 pontos percentuais negativos para a variação do índice agregado. O segmento da engenharia civil passou de uma variação homóloga de -2,9% em Outubro para -3,8% em Novembro".
O emprego e as remunerações também sofreram no final de 2015. Assim, o índice de emprego reduziu-se em 4% em termos homólogos. Comparado com o mês anterior, a diminuição foi de 3,3%.
Da mesma forma, "o índice das remunerações efectivamente pagas na construção registou uma variação homóloga de -7,9% (-5,3% em Outubro). Comparativamente com o mês anterior, o índice das remunerações cresceu 8,7% (11,8% em Novembro de 2014)", segundo os dados publicados pelo INE.