Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Concorrência em Portugal e em Espanha olham para compra da Panrico pela Bimbo

Tanto a Autoridade da Concorrência em Espanha como em Portugal têm de se debruçar sobre a venda da Panrico à Bimbo por 190 milhões de euros. O negócio de pão de forma da empresa adquirida está de fora da operação.

Bloomberg
21 de Outubro de 2015 às 12:06
  • ...

A venda da Panrico ao grupo Bimbo está a ser analisada pela Autoridade da Concorrência. E não apenas uma. Tanto Portugal como Espanha observam as alterações que advêm do negócio avaliado em 190 milhões de euros.

 

Em Portugal, a entidade presidida por António Ferreira Gomes recebeu a notificação a 14 de Outubro. Há agora um prazo de 10 dias úteis, a contar desta quarta-feira 21, para observações de terceiros interessados. Também foi a 14 que o pedido para a análise da operação deu entrada na autoridade da concorrência espanhola.

 

No aviso da Concorrência portuguesa, publicado esta quarta-feira, é assinalado que a compra será feita pela Bakery Iberian Investments, subsidiária do grupo Bimbo, e diz respeito a todo o capital social da Panrico, actualmente nas mãos da Circle 3 Luxembourg Holdins, do fundo Oaktree Capital.

 

Como revelado quando, a 22 de Junho, foi noticiada a operação, o negócio de pão de forma da Panrico não será adquirido pela Bimbo – na altura, os problemas que poderiam ocorrer em termos de concorrência foram avançados como motivo para estarem separados. "Ficarão excluídos do âmbito da operação notificada, mantendo-se na titularidade da Oaktree, o negócio de comercialização de pão pré-embalado com marcas de fabricante Panrico e de substitutos de pão com marcas de fabricante Panrico".  

 

A compra é feita por 190 milhões de euros depois de uma avaliação da situação da Panrico, fabricante da Bollycao e Donuts. A combinação das operações irá criar uma empresa com 18 fábricas: 15 em Espanha e três em Portugal. Deverão contar-se 4.000 trabalhadores.

 

A Bimbo Iberia, que voltou a estar nas mãos mexicanas originais em 2011, conta com uma fábrica de pão em Portugal, em Albergaria-a-Velha, a que se juntam sete infra-estruturas em Espanha. Em Portugal, conta com delegações de venda em Vila do Conde, Póvoa de Santa Iria e Algarve. Já a Panrico conta com uma central, em Mem Martins, onde se situa uma das suas duas fábricas de produtos alimentares – a segunda é em Vila Nova de Gaia. Tem 14 delegações, de acordo com informações inscritas no site oficial.

Ver comentários
Saber mais Autoridade da Concorrência Espanha Portugal Bimbo Panrico António Ferreira Gomes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio