Notícia
Vendas do Dia em Portugal caem 7,6% em 2014
As vendas da cadeia de supermercados Dia diminuíram, em Portugal, durante o ano passado. A empresa admite que as condições de negócio no território nacional continuam a ser "especialmente difíceis". O número de lojas diminuiu.
As receitas do Dia em Portugal caíram 7,6% no ano passado para 876,1 milhões de euros, de acordo com o comunicado emitido pelo Dia para o regulador do mercado espanhol.
No total o grupo Dia registou um crescimento de 0,8% no volume de negócios para um total de 8,01 mil milhões de euros. A Península Ibérica contrariou a tendência de aumento das receitas, com uma descida de 1,2% para 5,22 mil milhões. Em Espanha também se verificou uma quebra, mas mais ligeira (-0,1%).
Com as quedas de vendas registadas em Portugal, o país está a perder peso no grupo. No final de 2013 as receitas provenientes do mercado nacional representavam 9,9% do total. Já no final de 2014 o peso era de 9%.
O grupo admite as dificuldades que se vivem em Portugal. "As condições de negócio continuam a ser especialmente difíceis em Portugal, que apresenta uma evolução operacional pior que Espanha", adianta a mesma fonte.
No total o número de lojas com a marca Dia diminuiu em 1,1% para 634, o que significa que o número de lojas com a chancela Dia diminuiu em sete no espaço de um ano, com as lojas detidas directamente pela marca a caírem em 29 para um total de 346 estabelecimentos. Já as lojas em franchising aumentaram em 22 para 288.