Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vendas de café crescem 8,2% em 2023 com "aditivo" da subida de preços

Mercado nacional de café vale 660 milhões de euros. Espanha figura como o principal destino das exportações portuguesas de café, com um peso de 28%, à frente da França e do Reino Unido.

O café apresenta-se sob duas variedades: o robusta e o arábica.
Luisa Gonzalez/Reuters
17 de Abril de 2024 às 11:09
  • ...
As vendas de café atingiram no ano passado 660 milhões de euros, o que representa um crescimento de 8,2% face ao ano anterior, revelam dados divulgados, esta quarta-feira, pela Informa D&B.

De acordo com o estudo da consultora especializada em informação empresarial, os aumentos do preço do café e do consumo privado estimularam o crescimento do mercado nacional o qual tem sido constante desde 2021, após uma contração em 2020 devido à pandemia.

No ano passado, as exportações de café torrado e solúvel atingiram os 123 milhões de euros, o que representa um crescimento de 2,5% face ao ano anterior, enquanto as importações aumentaram 18,1%, para os 254 milhões de euros. Espanha é o principal destino das exportações portuguesas de café, com um peso de 28%, à frente da França, do Reino Unido e da Rússia.

Em sentido contrário, Espanha e França são os principais países de origem das importações, com 33% e 29% do total, respetivamente.

A produção nacional correspondeu a 529 milhões de euros, refletindo um incremento de 2,7% face a 2022.

A indústria do café e do chá contava, no ano passado, com 88 operadores. A zona Norte concentra o maior número de empresas (39%), seguida de Lisboa e do Alentejo. Em termos de dimensão predominam as pequenas empresas, que operam a par de um número reduzido de grandes companhias, algumas delas com uma oferta diversificada, que estão presentes tanto no canal de alimentação como no canal HoReCa (hotéis, restaurantes e cafés), detalha a Informa D&B.
Ver comentários
Saber mais Economia negócios e finanças Economia (geral) empresas comércio indústria café
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio