Notícia
Sonae Sierra: Mercado da Colômbia “é muito mais lento” do que outros
Elsa Monteiro, responsável de sustentabilidade e comunicação da gestora de centros comerciais, recordou que o investimento na Roménia também demorou “quatro ou cinco anos”.
A entrada da Sonae Sierra no mercado da Colômbia continua sem data. Elsa Monteiro, que lidera a área de comunicação e sustentabilidade da empresa, disse esta quarta-feira, dia 20 de Maio, no Porto, que "se nos mercados maduros o desenvolvimento de um investimento demora sempre alguns anos, nestes locais demora ainda mais. É muito mais lento".
A responsável salientou ainda que na Roménia, o projecto efectivou-se em 2014 nas "já se falava nele há 4 ou 5 anos".
No que diz respeito ao mercado russo, onde a Sonae Sierra já entrou, apesar da crise que se instalou no país, Elsa Monteiro garantiu que a empresa está a "monitorizar muito de perto a situação", como aliás está a fazer na Turquia. No entanto, como nestes mercados a empresa está a prestar serviços e não a investir directamente "o risco é menor".
Poupanças de 18,6 milhões de euros
Elsa Monteiro apresentou o relatório Económico, Ambiental e de Desempenho Social da empresa em 2014 e deu conta de poupanças de 18,6 milhões de euros num ano, devido a medidas de eco-eficiência da empresa introduzidas desde 2002/2003.
Além disso, a Sonae Sierra investiu 13,3 milhões de euros em iniciativas ambientais durante o ano. Tudo isto resultou numa redução de 18% no consumo de água, 40% de consumo de energia e redução das emissões nos centros comerciais, desde 2002. A Sierra aumentou ainda a taxa de reciclagem em 209%, diz Elsa Monteiro.
Para o futuro, a empresa está a analisar as novas tendências do mercado, que valorizam a qualidade e dão atenção a uma nova geração de consumidores, que querem mais integração com o virtual.
A Sierra tem implementado ainda um modelo de lojas em cooperação entre os lojistas, com rendas mais baixas, as Coop Stores, para dar hipótese a pequenos negócios que colaboram no mesmo espaço. A empresa vai agora lançar um conceito semelhante mas para jovens, chamado "My First Experience".