Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae quer mulheres em 45% das posições de liderança da empresa até 2026

Em 2023, a retalhista liderada por Cláudia Azevedo atingiu os 40% de paridade de género em posições de gestão. Em dois anos quer chegar aos 45%.

José Gageiro
26 de Março de 2024 às 11:00
  • ...
A Sonae quer chegar à paridade de género até 2026. A empresa estabeleceu como objetivo ter 45% de mulheres em posições de liderança no espaço de dois anos. Entre 2019 e 2023, o peso feminino na gestão da retalhista subiu de 34% para 40%, indica um comunicado enviados esta manhã às redações.

"Na Sonae, estamos num processo constante de aprendizagem e adaptação, conscientes de que temos de melhorar", indica o administrador executivo, João Günther Amaral. "Foi com um claro sentido de propósito que definimos o compromisso de acelerar o equilíbrio de género nas funções de liderança. Por esse motivo, estabelecemos metas para alcançar essa diversidade, que é fundamental para promover a diversidade de pensamento, variedade de experiências e pontos de vista, impulsionar a inovação e conduzir a decisões mais ponderadas".

Em 2023, a empresa liderada por Cláudia Azevedo reforçou a sua posição no Bloomberg Gender-Equality Index (GEI), índice mundial que reúne empresas que se distinguem pela transparência e boas práticas na promoção da igualdade de género. O grupo alcançou uma pontuação global de 85,64%, um valor que supera a média mundial de 72,94% e que representa um aumento de 7,71 pontos base face ao ano anterior.

A Sonae tem várias iniciativas para promover a igualdade de génereo, entre as quais o projeto PROMOVA, que visa identificar e desenvolver talentos femininos com potencial de liderança, fomentando a sua promoção a funções de topo nas empresas.

Outra variável importante são os programas de flexibilidade no trabalho, que têm como missão contribuir de forma ativa para a integração entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores e, consequentemente, para o seu bem-estar e realização profissional.

Em 2013, a empresa subscreveu a Women Initiative, comprometendo-se a estabelecer targets voluntários facilitadores da promoção de maior diversidade de género. E em 2015, assinou com o Governo um compromisso no sentido de continuar a desenvolver os seus esforços no sentido de manter acima de 30% o nível de representação feminina no conselho de administração. 

"Todos temos um papel a desempenhar para atingirmos a igualdade de género. Desenvolvemos políticas inclusivas que abrangem todas as fases do percurso dos colaboradores, desde a contratação até à progressão, sem esquecer o empoderamento das equipas, para termos as ferramentas necessárias para concretizarmos esta jornada. Sabemos que ainda temos um longo caminho para percorrer, mas estamos satisfeitos com os passos que já demos e motivados para continuar o trabalho em prol de um ambiente mais equitativo e diversificado", conclui João Günther Amaral.
Ver comentários
Saber mais Género Empresas Sonae Equality Index
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio