Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae conclui venda de participação na dona da Sport Zone por 300 milhões

A Sonae SGPS anunciou esta quarta-feira a conclusão da operação de venda da participação na Iberian Sports Retail Group à JD Sports Fashion, que tinha sido anunciada em julho. A venda gerou uma mais valia para o grupo de 168 milhões de euros.

DR
11 de Outubro de 2023 às 07:45
  • ...
A Sonae SGPS concluiu a venda da totalidade da sua "participação de 30% menos 1 ação detida na Iberian Sports Retail Group (ISRG), à JD Sports Fashion Plc", de acordo com um comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). 

O negócio rendeu 300 milhões de euros à Sonae, "gerando uma mais-valia de 168 milhões de euros, a qual será registada nos seus resultados consolidados no quarto trimestre de 2023", refere o comunicado. O negócio tinha sido anunciado a 7 de julho mas, na altura, a empresa esperava uma mais-valia de 175 milhões.

O texto indica ainda que a operação não vai impactar o volume de negócios consolidado nem o EBITDA subjacente da Sonae, "uma vez que a ISRG era consolidada através do método da equivalência patrimonial nas contas da Sonae".

"Nos 12 meses anteriores a 30 de junho de 2023, a contribuição da ISRG para o EBITDA consolidado da Sonae (pelo método da equivalência patrimonial) ascendeu a 19 milhões de euros", indica a nota.

Em maio, em conjunto com a Balaiko, a Sonae notificou a JD Sports de que recorreu à cláusula do acordo parassocial assinado entre as três entidades em 2018, de forma a que possam exercer uma opção de compra e venda das participações detidas na ISRG.

Além da Sonae, os espanhóis da Balaiko também abandonam o capital da ISRG, que passa a ser controlada na totalidade pelos britânicos do grupo JD Sports.
Ver comentários
Saber mais Economia negócios e finanças Sonae Sport Zone JD Sports Comissão do mercado de valores mobiliários (CMVM)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio