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Sonae fecha lojas Zippy, MO, Salsa e Sport Zone
O ramo da Sonae para os negócios da moda e a Sport Zone decidiram encerrar cerca de uma centena de lojas das suas marcas, sendo que no caso da marca da “joint venture” com a JD o encerramento foi mesmo efetuado à revelia da operadora de centros comerciais Sonae Sierra.
Só esta segunda-feira, 16 de março, é que a Sonae Sierra, gestora de 13 centros comerciais em Portugal, entre os quais o Colombo e o NorteShopping, decidiu dar aos seus lojistas a possibilidade de encerrarem as suas lojas caso não tenham condições para as manter, sem sofrerem penalizações.
Mas já ontem, sem a concordância da Sonae Sierra, o Iberian Sports Retail Group (ISRG), uma "joint-venture" da Sonae com a JD Sports e na qual o grupo português detém 30%, mandou fechar todas as lojas Sport Zone.
Já a Sonae Fashion, que gere os negócios da moda do grupo da Maia, mandou fechar as lojas Zippy, MO e Salsa a partir desta terça-feira, 17 de março.
"As marcas Zippy, MO e Salsa, que integram a Sonae Fashion, decidiram suspender preventivamente a atividade das suas lojas, apesar da inexistência de qualquer caso identificado de covid-19", confirmou ao Negócios fonte oficial da Sonae Fashion, adiantando que esta medida "será aplicada já a partir de hoje, dia 17 de março, e será alvo de avaliação periódica, tendo em conta o cenário existente a cada momento".
"As marcas vão continuar a acompanhar a evolução da situação, nomeadamente as posições tomadas pelas organizações internacionais responsáveis, designadamente OMS e ECDC, e pela Direção-Geral de Saúde portuguesa", acrescentou a mesma fonte oficial da Sonae Fashion.
No total, foram encerradas perto de 100 lojas das quatro insígnias.
Nos primeiros nove meses de 2019, a Sonae Fashion registou um volume de negócios de 282 milhões, mais 10 milhões do que no mesmo período do ano passado, com todas as marcas a crescer no "e-commerce", em especial a MO e a Zippy, com aumentos de 45% e 62%, respectivamente.
O volume de negócios consolidado do grupo Sonae, que apresenta as contas de 2019 esta quarta-feira, aumentou 10% nos primeiros nove meses do ano, para 4,635 mil milhões de euros.
(Notícia atualizada às 8:30 desta terça-feira, 17 de março, com a posição oficial da Sonae Fashion)