Notícia
Sonae e Balaiko querem clarificar futuro da Iberian Sports Retail com o grupo JD
A Sonae, em conjunto com a Balaiko, informou a JD Sports que pretende exercer a opção de compra ou venda das participações detidas na Iberian Sports Retail, recorrendo assim ao acordo parassocial assinado entre os três acionistas em 2018.
A Sonae, em conjunto com a Balaiko, notificou a JD Sports que vai recorrer à cláusula do acordo parassocial assinado entre as três entidades em 2018, de forma a que possam exercer uma opção de compra e venda das participações detidas na Iberian Sports Retail (ISRG), informou a retalhista em comunicado enviado à CMVM.
Na aliança, a ISRG é detida em 50% pela JD Sports, em 30% pela Sonae e em 20% pela família espanhola Segarra (Balaiko).
A ISRG é retalhista de artigos desportivos multimarca líder na Península Ibérica, operando as insígnias Sprinter, Sport Zone e JD em Portugal e Espanha.
A bola está agora do lado do JD. Caso o grupo britânico não decida qual das opções deve ser exercida dentro do prazo previsto no acordo parassocial, o poder de decisão passa para a Sonae e para a Balaiko.
A Sonae contempla um dos dois cenários possíveis: numa primeira hipótese, o grupo JD adquire a participação de 50% menos duas ações da empresa liderada por Cláudia Azevedo e da Balaiko, tornado-se o único acionista da ISRG.
O segundo cenário apontado pela Sonae consiste na hipótese inversa, ou seja, que a Balaiko e a retalhista portuguesa adquira 50% mais duas ações detidas pelo grupo britânico na ISRG.
A Sonae acredita que este processo deve estar concluído no segundo trimestre deste ano.
(Notícia atualizada às 8h:04).