Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nova Expressão SGPS diz que mudança na Parpública pode ajudar a salvar Inapa

Segundo maior acionista da distribuidora de papel considera que alterações na gestão da Parpública pode permitir uma "correção do pensamento" do Estado, o qual detém 45% da Inapa.

A Inapa apresentou-se à insolvência no final de julho.
Pedro Ferreira
26 de Agosto de 2024 às 11:09
  • ...

A Nova Expressão SGPS, segundo maior acionista da Inapa, diz que a demissão da administração da Parpública e a nomeação de uma nova equipa de gestão por parte da Ministério das Finanças constitui uma oportunidade de correção do pensamento e ações do maior acionista",  precisamente a holding empresarial do Estado, a qual detém 45% do capital da distribuidora de papel.

O Governo decidiu afastar a administração da Parpública, presidida por José Realinho de Matos, no passado dia 22 de agosto, tal como o Negócios avançou em primeira mão. Fontes governamentais explicam então que a direção da Parpública, a entidade que exerce os direitos do Estado em diferentes empresas, "não revelou uma postura preventiva na sua atuação", tendo quase sempre "uma ação reativa" deixando muitas vezes o Estado sem opções nas tomadas de decisão.

 

A Nova Expressão SGPS, liderada por Pedro Baltazar, sustenta, em comunicado, que "este é o momento para uma nova atitude do maior acionista, centrada na defesa do emprego dos trabalhadores da empresa, que permita manter a presença de uma das poucas multinacionais de base portuguesa com atividade na geografia europeia, e, finalmente, respeitar os acionistas - cerca de 30% do capital está disperso por pequenos investidores".

A Inapa apresentou-se à insolvência no tribunal da comarca de Lisboa Oeste. no passado dia 29 de julho. Na nota explicativa então divulgada, a cotada recordava que o pedido foi despoletado por uma carência pontual de tesouraria de curto prazo da sua subsidiária Inapa Deutschland, em montante de 12 milhões de euros, para a qual não se encontrou solução de financiamento até dia 22 de julho, prazo estabelecido pela lei alemã, o que resultou na apresentação à insolvência da Inapa Deutschland nesse dia".

A Nova Expressão SGPS adianta que tem mantido contactos com "stakeholders" e pequenos acionistas  "interessados em construir uma nova Inapa". "Queremos ser parte integrante de uma solução que abra o caminho do futuro à empresa e estamos disponíveis para assumir as nossas responsabilidades, tal como dizemos desde o início deste processo e já demonstrámos em várias ocasiões", acrescenta a empresa no referido comunicado.

A sociedade gestora controlada por Pedro Baltazar argumenta que a importância da Inapa na economia portuguesa tem sido "subestimada", em particular no que diz respeito à "optimização da fileira da indústria do papel e do packing, onde a empresa tem uma posição de relevo na distribuição e comercialização desses produtos na geografia europeia".

Ver comentários
Saber mais Inapa Parpública acionistas papel Nova Expressão SGPS insolvência
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio