Notícia
Lojas Blanco encerram e despedem mais de 800 colaboradores
A cadeia espanhola de vestuário, com sete lojas em Portugal, apresentou o pedido de liquidação, três anos depois de outro pedido de insolvência.
A cadeia retalhista de pronto a vestir Blanco, que detém ainda em operação, segundo a imprensa espanhola, entre 88 e 102 lojas em vários países, vai entrar em processo de liquidação.
Em Portugal, além de também operar online – a página encontra-se já desactivada – a empresa espanhola contabiliza, no seu site oficial, sete lojas: duas em Braga, duas no Grande Porto (Matosinhos e baixa do Porto), duas na Grande Lisboa (uma no Dolce Vita Tejo e outra na Rua Garett, na baixa) e uma em Leira.
Já o jornal El País fala em 835 colaboradores em risco, e 88 lojas ainda abertas.
De acordo com fontes não identificadas citadas pela Europa Press, o enceramento da mais de uma centena de lojas e o despedimento de todo o quadro de pessoal será um processo a executar de forma progressiva, logo que a justiça espanhola aceite o pedido de extinção da companhia, que acumula um passivo de 133 milhões, segundo a agência noticiosa.
A empresa encerrou entretanto, a duas semanas do Natal, a sua página de comércio online. Na página portuguesa, a mensagem é: "lamentamos informar que a nossa loja online permanecerá fechada temporariamente. Se fez uma encomenda a partir de 29 de Novembro contactaremos consigo com a maior brevidade".
A Europa Press recorda que este é, já, o segundo processo legal da Blanco para colocar-se ao abrigo de credores, depois de em Junho de 2013, então controlada pelo empresário Bernardo Blanco, ter solicitado a reestruturação da empresa para fazer face a problemas financeiros.
A empresa é actualmente controlada pela AC Modus, que procurava novos investidores para a companhia, garante a Europa Press.
Nos últimos anos, adianta a agência, já saíram da empresa 900 colaboradores. Destes, 189 saíram no ano passado. Outros 711 tinham saído em 2013.