Notícia
Volume de negócios nos serviços dispara em Outubro
O volume de negócios no sector dos serviços cresceu em Outubro 3,4 pontos percentuais face ao mês anterior. Os contributos mais relevantes foram dos sectores do comércio por grosso, da reparação de veículos automóveis e motociclos e de alojamento, restauração e similares.
O volume de negócios do sector dos serviços registou em Outubro a variação homóloga mais elevada em, pelo menos, um ano. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o índice de volume de negócios no sector dos serviços cresceu 3,4 pontos percentuais face a Setembro, para uma taxa de variação homóloga de 5,2% em Outubro.
Em Outubro do ano passado, este indicador registava uma variação homóloga negativa em 4,5%. Além disso, Outubro marca o terceiro mês consecutivo em que este indicador está com uma variação homóloga positiva.
Os principais contributos para o crescimento do volume de negócios no sector dos serviços no último mês de Outubro foram dados pelas secções de comércio por grosso; reparação de veículos automóveis e motociclos e de alojamento, restauração e similares.
Também no índice relativo ao emprego nos serviços se verificou um crescimento. No décimo mês, e em comparação com o período homólogo, o índice de emprego nos serviços apresentou uma variação de 2,4%, quando em Setembro estava nos 2,0%, mostram os dados do INE.
O índice de remunerações efectivamente pagas cresceu 3,3% em Outubro. Em Setembro estava nos 2,2%.
"O índice de volume de trabalho, medido pelo número de horas trabalhadas ajustado dos efeitos de calendário, apresentou um crescimento homólogo de 0,2% em Outubro", refere o INE.