Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Jerónimo Martins muda liderança da Biedronka na Polónia

Pedro Silva, que já fora presidente executivo da companhia de retalho polaca até 2010, volta a liderar a Biedronka. Tomasz Suchanski vai para administração da Jerónimo Martins.

Miguel Baltazar/Negócios
15 de Maio de 2014 às 21:05
  • 3
  • ...

O grupo Jerónimo Martins alterou a liderança da sua operação na Polónia, com consequências na sua própria admnistração, avançou o analista Filipe Rosa, num "research" do BESI, citando uma notícia de um "site" local, o portalspozywczy.pl.

 

Pedro Pereira da Silva, gestor que está no grupo Jerónimo Martins desde 1990 – e focado no desenvolvimento da Biedronka desde 2000 – vai passar a acumular funções. Ao cargo de COO – Chief Operations Officer do grupo português, e de membro da direcção executiva da JM, Pedro Pereira da Silva vai passara a liderar a Jerónimo Martins Polska SA (antiga Jerónimo Martins Dystrybucja), empresa que detém e gere as cadeias Biedronka (retalho alimentar) e Hebe (para-farmácias) no mercado polaco. Será presidente executivo da empresa polaca (ou CEO – Chief Executive Officer).

 

Tomas Suchanski, actual CEO da Jerónimo Martins Polska, passará a exercer as funções de vice-admnistrador financeiro ("deputy CFO") da "holding" Jerónimo Martins, adiantam a mesmas fontes.

 

Mudança "neutral"

 

O analista Filipe Rosa vê esta mudança como "neutral" para a JM, recordando que Pedro Pereira da Silva foi CEO da Biedronka entre 2000 e 2010, e que mesmo durante o exercício de funções de COO da JM "esteve sempre sediado na Polónia", onde se manteve responsável pelas operações da "holding" naquele país. Sublinha ainda a reputação "muito boa" que o gestor tem "entre os investidores" pela sua liderança durante aquela década, em que a companhia polaca passou de um negócio minoritário para motor da JM – e hoje a valer 67% das vendas consolidadas da "holding".

 

Por isso, o analista do BESI escreve que "esta mudança de gestão não deverá ter nenhum impacto de maior na estratégia da companhia, que agora está muito focada em adaptar a sua oferta comercial a novos desafios associados à crescente ‘urbanização’ do conceito" da cadeia de retalho alimentar no mercado polaco.

 

Contactada sobre a mudança na gestão da operação na Polónia, fonte oficial da JM respondeu ao Negócios, por escrito: "As alterações ao nível do ‘top management’ do grupo, em qualquer circunstância, são sempre baseadas numa estratégia e numa visão para o longo prazo e definidas em função das necessidades e circunstâncias das empresas".

 

A JM consolidou vendas de 2.912 milhões de euros entre Janeiro e Março deste ano (mais 5,1% do que em igual período do ano passado), das quais 1.953 milhões de euros (equivalente a 67% do total do grupo) realizadas através das 2.405 lojas da Biedronka na Polónia (mais 5,9% em euros, ou um crescimento de 6,6 em zloty).

 

No comunicado ao mercado sobre as contas do primeiro trimestre de 2014, a JM assumiu que "o sector do retalho alimentar na Polónia manteve-se altamente competitivo" e que "embora o LFL [em inglês "like for like", ou parque de lojas a perímetro comparável, sem contar com aberturas e encerramentos] do número de visitas tenha aumentado no período em cerca de 1,5%, as vendas LFL da Biedronka contraíram 2,7%, impactadas por uma Páscoa tardia".

 

Reafirmou contudo a intenção de manter o ritmo de investimento no mercado polaco, onde até ao final do ano prevê abrir "cerca de 300 novas lojas Biedronka".

Ver comentários
Saber mais Jerónimo Martins Biedronka Pedro Pereira da Silva
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio