Notícia
Grupo Dia anuncia subida de 12,6% em vendas líquidas nos primeiros nove meses de 2022
As vendas comparáveis LfL cresceram 9,9% no terceiro trimestre, elevando as vendas líquidas para 5.500 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.
O grupo espanhol de supermercados Dia anunciou uma subida de 12,6% nas vendas líquidas nos primeiros nove meses de 2022, um resultado que para Martín Tolcachir, CEO do grupo, é fruto do "redirecionamento do negócio iniciado em 2019", abrindo "uma nova fase de aceleração em direção ao crescimento".
A marca de retalho comunicou esta quinta feira o Avanço das Vendas obtidas durante o terceiro trimestre e para período de nove meses do ano de 2022. De acordo com os dados, as vendas comparáveis LfL (ou vendas Like-for-Like, referindo-se avendas em lojas que operaram sob as mesmas condições no período em análise) cresceram 9,9% no terceiro trimestre, elevando as vendas líquidas para 5.500 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.
Além do crescimento de 12,6% em vendas líquidas nos primeiros nove meses de 2022, as vendas brutas sob insígnia aumentaram 2,4% no mesmo período.
Segundo explica o grupo, em comunicado, o crescimento assenta numa "nova proposta de valor ao cliente", de maior proximidade, atualmente já totalmente implementada em Espanha e na Argentina. "Desde o início do processo de transformação, já foram remodeladas 1.452 lojas em Espanha, para além de 44 aberturas, representando 78% das lojas de proximidade, das quais 69% são geridas por franqueados. Por outro lado, a Argentina já renovou 375 lojas e realizou 85 aberturas, o que representa 48% do seu parque de lojas sob o novo modelo e 73% da sua rede é gerida por franqueados", adianta o documento.
De acordo com o Dia, até setembro, as vendas comparáveis like-for-like têm sido positivas em todos os mercados, com uma "forte melhoria" em Espanha e na Argentina (5,9% e 3,7%, respetivamente, destacando os 12,8% de Espanha no terceiro trimestre do ano), consolidando a sua mudança de etapa. Registo ainda para um "bom desempenho" no Brasil e em Portugal, com subidas de 7,1% e 2,3%, respetivamente.
No entanto, o grupo destaca que enquanto Espanha registou, nos primeiros nove meses do ano, um crescimento de 4,1% nas suas vendas líquidas, apesar da rede de lojas ter sido reduzida em 3,3% em comparação com o mesmo período em 2021; em Portugal, verificou-se um decréscimo de 1,1% nas suas vendas líquidas, acompanhando uma redução na rede de lojas de 6,2%.
Das 5.720 lojas Dia a operar no final do terceiro trimestre do ano, a empresa tem agora 2.068 lojas a operar sob o novo modelo e representam 53,5% da rede de proximidade a nível de Grupo. Por país, Espanha tem 1.496 lojas a operar neste novo conceito de proximidade; Argentina tem 460 e Portugal tem 112, todos eles "apresentando retornos positivos e sustentáveis num contexto desafiante".