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Farfetch passa de lucro a prejuízo no segundo trimestre do ano

Entre abril e junho, a empresa liderada por José Neves registou um prejuízo de mais de 258 milhões de euros, depois de contabilizar lucros superiores a 62 milhões de euros no mesmo período do ano passado. Após divulgar estes números, as ações da Farfetch tombam mais de 33% no "after hours".

Reuters
17 de Agosto de 2023 às 22:04
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A Farfetch, liderada pelo português José Neves, registou um prejuízo de 281,34 milhões de dólares no segundo trimestre do ano, depois de registar lucros de 67,67 milhões de dólares no período homólogo de 2022.

Tal equivale a um prejuízo por ação de 0,68 dólares, contra um lucro por ação de  0,18 dólares entre abril e junho do ano passado.

A plataforma de comércio de moda de luxo registou receitas de 572 milhões de dólares, uma queda de 1,28% face ao período homólogo e aquém do esperado pelo consenso de mercado (650,71 milhões de dólares).

O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) aprofundou a queda para um resultado negativo de 30,57 milhões de dólares, contra 24,224 milhões no segundo trimestre do ano passado.

Já o valor bruto das mercadorias (GMV – Gross Merchandise Value) cresceu 1,2% para 1.032,6 milhões de dólares. Sem o impacto cambial, o GMV teria subido apenas 0,8%.

O GMV da plataforma digital aumentou 6,9% para 944,3 milhões de dólares. Sem o impacto cambial o crescimento seria de 6,6%.

No comunicado de apresentação das contas, José Neves – fundador, chairman e CEO da empresa – afirma que "os nossos resultados mostram que a Farfetch está a crescer, a tornar-se mais eficiente e a executar as nossas principais prioridades estratégicas".

"Também tomámos medidas decisivas para nos adaptarmos ao ambiente macroeconómico dos últimos 18 meses", acrescenta o CEO.

Apesar destes números, José Neves acredita que "2023 está preparado para ser um grande ano para a Farfetch, com forte crescimento do GMV, rentabilidade do EBITDA ajustado e um cash flow positivo".

No "guidance" para este ano, a empresa aponta para que o GMV seja de 4,4 mil milhões de dólares, uma subida face aos 4,1 mil milhões contabilizados o ano passado.

Já a receita – acredita a Farfetch – deverá subir de 2,3 mil milhões de dólares no ano passado para 2,5 mil milhões este ano.

Após a divulgação destes números, as ações da empresa seguem a derrapar 33,61% no "after hours", após caírem 1,65% no fecho regular da sessão bolsista.

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