Notícia
Espanhóis compram AudiçãoActiva com 50 lojas em Portugal
Um ano depois de ter adquirido a retalhista de aparelhos auditivos, que fatura 35 milhões de euros no mercado português, a dinamarquesa GN vendeu a empresa que tem António Sala como “embaixador” à “private equity” espanhola.
"Já não me imagino sem o meu aparelho auditivo. Faça como eu, escolha ouvir melhor com a AudiçãoActiva", repete António Sala, vezes sem conta, nas páginas de jornal e na televisão, ao serviço de uma das maiores fornecedoras de aparelhos auditivos em Portugal.
"Embaixador" desde 2021 da AudiçãoActiva, este nome histórico da rádio e da televisão portuguesas passa agora a publicitar as soluções auditivas de uma empresa que vai mudar de dono.
"Hoje [28 de Junho], a GN assinou um acordo para alienar a BelAudição, Unipessoal Lda. à MCH Private Equity", anunciou o grupo dinamarquês, que tinha adquirido a BelAudição no ano passado "para facilitar uma transição geracional".
"A BelAudição é proprietária do retalhista líder em soluções de aparelhos auditivos em Portugal, a AudiçãoActiva, com cerca de 50 lojas de aparelhos auditivos e receitas de cerca de 35 milhões de euros em 2022, um crescimento de vendas de 24%", revela a GN.
A GN e a "private equity" espanhola MCH estimam que a transação deverá ficar concluída no terceiro trimestre deste ano.
"Estamos muito satisfeitos por ter encontrado um novo proprietário forte para a BelAudição, um retalhista de cuidados auditivos de alto desempenho com um impressionante histórico de crescimento", afirma Gitte Aabo, CEO da GN Hearing, garantindo que o grupo que lidera "continua totalmente comprometida com a BelAudição e com os utilizadores de aparelhos auditivos em Portugal como um fornecedor-chave de tecnologia líder em aparelhos auditivos".
"Juntamente com a presença e experiência local da MCH Private Equity, a BelAudição tem agora forte apoio para executar os seus ambiciosos planos de crescimento para o benefício de todas as partes. Além disso, esse desinvestimento também é um passo importante na execução do novo plano de capital da GN para fortalecer a estrutura de capital e continuar a impulsionar o crescimento e a inovação", explica Gitte Aabo.
Já para Andrés Peláez, senior partner da MCH, a aquisição da BelAudição "é um passo estratégico" da visão da "private equity" de "investir em promissoras empresas espanholas e portuguesas com potencial de crescimento".
"Esta aquisição reforça a posição da MCH no mercado e reafirma o nosso compromisso de apoiar o desenvolvimento de empresas em setores-chave", remata Peláez.
A Alantra é a consultora financeira da FN nesta transação, euquanto a Vieira de Almeida (VdA) e a Uría Menéndez-Proença de Carvalho (UMPC) atuam como assessores jurídicos da GN e da MCH, respectivamente.