Notícia
Brexit prejudica vendas de whisky em Portugal e Espanha
As variações cambiais após o voto no Brexit acabaram por pesar negativamente na compra de whisky nas lojas de aeroportos. A William Grant & Sons fala mesmo numa quebra em Portugal.
O voto do Reino Unido na saída da União Europeia – processo conhecido como Brexit – está a afectar as vendas de whisky nas lojas de aeroportos ou livres de impostos em Portugal e Espanha.
O cenário foi traçado pelo director para a área de comércio de viagens da William Grant & Sons, empresa escocesa dona do whisky Grant’s, que não adianta contudo a escala da quebra.
"Os passageiros britânicos são consumidores de whisky. Assim sendo, as vendas em Espanha e Portugal foram afectadas devido a variações cambiais desde o referendo", afirmou Ed Cottrell citado pelo The Spirits Business.
Todavia, a desvalorização da libra face ao euro acabou por criar oportunidades dentro do Reino Unido, sobretudo pelo preço junto dos passageiros asiáticos. Este público-alvo considera o Reino Unido mais seguro perante a insegurança em outros países europeus, nomeadamente França, acredita.
Neste cenário, a William Grant & Sons – também dona do gin Hendrick’s – assistiu a um "crescimento muito saudável" em 2016, destacando desempenhos à frente da concorrência.
O Negócios contactou a Associação Nacional de Bebidas Espirituosas (ANEBE) para procurar perceber se existem indicadores quanto ao consumo de whisky em Portugal em 2016, estando a aguardar uma resposta.