Notícia
Biedronka da Jerónimo Martins com interesse em adquirir cadeia de retalho croata
A insígnia polaca da Jerónimo Martins tem os olhos postos na Studenac, uma das maiores redes de supermercados na Croácia, segundo avança a revista de negócios croata Lider.
A Biedronka, marca polaca da "joaninha" detida a 100% pela retalhista portuguesa Jerónimo Martins, estará a considerar a aquisição da concorrente croata Studenac, uma das maiores cadeias de retalho do país em número de lojas, segundo avança a Bloomberg, com informações da revista croata Lider, que cita pessoas próximas do assunto.
"Não comentamos rumores sobre oportunidades de M&A [fusões e aquisições]. Dito isto, o grupo Jerónimo Martins está neste momento muito focado em investir nos seus mercados atuais – Polónia, Colômbia e Portugal – e em preparar a entrada na Eslováquia, onde irá abrir as primeiras lojas no final do ano", diz fonte oficial do grupo, num comentário por escrito enviado ao Negócios.
A operar desde 1991, a Studenac tem mais de 1.200 lojas espalhadas por toda a Croácia, empregando mais de 6.200 pessoas. A retalhista foi comprada há seis anos por um fundo de "private equity" polaco gerido pela Enterprise Investors, que divulgou à revista Lider ter iniciado um novo caminho estratégico para a empresa.
O negócio da "joaninha", que se vai estender até à Eslováquia até ao final do ano, contribuiu com mais de 70% para as vendas totais da Jerónimo Martins em 2023, ano em que atingiu o recorde de 30.600 milhões de euros.
[Notícia atualizada às 15:20 com comentário da Jerónimo Martins]
*Texto editado por Inês Santinhos Gonçalves