Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Amazon Espanha reduz portes para Portugal depois de loja britânica acabar com entregas gratuitas

Redução de custos de envio surge três meses depois da Amazon britânica ter introduzido portes de envio para todas as encomendas. Mudança nas tarifas revela aposta da loja espanhola no mercado português, que conta com mais de 50 mil livros em português.

Bloomberg
30 de Julho de 2014 às 16:45
  • ...

A Amazon espanhola reduziu os custos de envio para os clientes portugueses. Esta mudança na estratégia da loja espanhola é um claro piscar de olho aos clientes portugueses depois da Amazon britânica ter alterado em Abril os seus custos de envio para Portugal. Até então, a loja não cobrava portes sobre encomendas a partir das 25 libras (31,5 euros).

 

A partir de agora, as encomendas de livros, música, DVD, software e videojogos na Amazon de Espanha são cobradas a 3,99 euros por envio.

 

Sobre os restantes produtos é cobrada uma tarifa de 4,49 euros por envio, a que acrescem 0,20 cêntimos por cada quilo, uma redução de 52% sobre estas encomendas, anunciou a empresa esta quarta-feira.

 

Os clientes portugueses podem agora contar com uma "selecção de mais de 44 milhões de diferentes produtos disponíveis num só clique, incluindo mais de 50 mil livros em português", segundo disse em comunicado Xavier Garambois, vice-presidente da Amazon Europeia.

 

Anteriormente, a Amazon Espanha cobrava 6,99 euros por envio de livros, DVD ou CD para Portugal. Para produtos electrónicos, jogos, relógios e pequenos electrodómesticos a taxa cobrada era de 6,99 euros por envio mais 0,59 cêntimos por quilo.

 

O envio expresso (1 a 2 dias úteis para entregar a encomenda) mantém-se igual: 17 euros por envio mais cinco euros por quilo para todos os produtos.

 

A redução de preços na loja espanhola da retalhista online surge três meses depois da Amazon britânica ter anunciado que passaria a cobrar portes de envio para as encomendas feitas a partir de Portugal.

 

O fim do "free super save delivery" chegou em início de Abril de 2014, menos de quatro anos depois da Amazon do Reino Unido ter introduzido esta modalidade para Portugal, com início em Outubro de 2010.

 

Durante este período, a retalhista não cobrava portes de envio para encomendas superiores a 25 libras (31,5 euros).

 

Com a nova tabela de preços, encomendar livros ou DVDs na loja britânica ficou mais caro. Ao encomendar um livro, o cliente tem de pagar 6,40 libras por entrega (8,1 euros) mais 1,10 libras por quilo (1,3 euros).Outros produtos como música, filmes, software ou vídeojogos, ficam um pouco mais baratos: 4,30 libras por entrega, mais 1,10 libras por quilo.

 

Algumas simulações efectuadas pelo Negócios permitem concluir que, apesar da redução dos portes, nem todas as encomendas ficam mais baratas na Amazon espanhola.

 

O livro "Capital in the Twenty-First Century" custa 25,39 libras (32 euros) na Amazon britânica. Incluindo os portes, o preço final é de 32,89 libras (41,5 euros). Na loja espanhola, o preço base é de 36,10 euros. Juntando os portes de envio o livro fica nos 40,09 euros, 1,40 euros mais barato do que na loja do Reino Unido.

 

Comparando o preço de um DVD, o preço final também ficam mais barato na Amazon espanhola: 15,7 euros, menos 3,7 euros.

 

Na loja britânica, encomendar o filme "Lobo de Wall Street" do realizador Martin Scorcese custa 15,39 libras (19,4 euros). Em Espanha, encomendar o mesmo DVD fica em 15,7 euros, menos 3,7 euros.

 

Analisando o preço final de um iPad Air de 16 gigabytes, este custa menos oito euros na loja britânica, num total de 424 euros.

Ver comentários
Saber mais Amazon Portugal comércio online retalho Reino Unido Espanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio