Notícia
Sindicatos bancários aprovam greve após recusa dos bancos
Os três sindicatos bancários admitem avançar com a greve apenas se os bancos continuarem a não aceitar as suas propostas relativamente à revisão do Acordo Coletivo de Trabalho.
"O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB), o Sindicato dos Bancários do Norte (SBN) e o Sindicato Independente da Banca (SIB) aprovaram, junto das respetivas direções, a realização de uma greve de trabalhadores bancários perante a recusa das instituições bancários de aceitar as propostas de revisão do Acordo Coletivo de Trabalho", lê-se no comunicado enviado esta quarta-feira, 24 de julho, às redações.
Foi ainda aprovada a utilização do fundo de greve, algo que não acontecia desde 1989. "Refira-se que o fundo de greve, que não é utilizado há 30 anos, tem como objetivo compensar os associados que aderirem a esta medida", referem os sindicatos, que dizem manter-se "disponíveis para negociar e esperam ainda obter avanços decisivos na reunião negocial de amanhã, dia 25 de julho".
A aprovação da greve é anunciada poucos dias depois de os mesmos sindicatos terem afirmado que o BCP recusou as propostas de revisão do Acordo Coletivo de Trabalho. E que a negociação passa agora a ser mediada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).