Notícia
Resultados do HSBC levam acções do banco a caírem mais de 5%
As acções do maior banco da Europa estão a cair mais de 5% após este ter divulgado as contas de 2013. Os lucros cresceram menos do que o previsto pelos analistas devido a uma redução dos custos menor do que o esperado.
O HSBC apresentou um crescimento do resultado antes de impostos que ficou aquém do esperado pelos analistas, devido a um esforço de redução de custos inferior ao esperado. O banco é penalizado no mercado, onde vê as suas acções caírem mais de 5%.
O resultado antes de impostos aumentou 9% para 22,6 mil milhões de dólares (16,4 mil milhões de euros) mas ficou aquém das estimativas dos analistas, que apontavam para um resultado de 24,6 mil milhões de dólares.
As acções seguem a chegaram a perder 5,7% e seguem a desvalorizar 3,39% para 6,32 libras esterlinas por acção. Desde o início do ano, o banco regista um desempenho negativo de 4,6%.
O banco conseguiu reduzir os custos de 42,9 mil milhões de dólares em 2012 para 38,6 mil milhões de dólares em 2013. Ainda assim, os analista esperavam que as iniciativas de racionalização permitissem uma diminuição dos custos para 37,9 mil milhões de dólares, diz a Bloomberg.
O resultado aquém do esperado "é ditado pela fragilidade das receitas e os custos não terem caído tanto quanto esperado", explicou o analista da Investec, Ian Gordon, à agência noticiosa. "O dividendo também é inferior às expectativas", acrescentou.