Notícia
Representantes do CaixaBank ocupam vaga de António Domingues e grupo Violas no BPI
O CEO e o responsável pelo risco do CaixaBank são os novos administradores do BPI, substituindo o agora líder da CGD e Edgar Ferreira, que saiu em diferendo com Fernando Ulrich.
São dois representantes do CaixaBank os que ocupam as vagas deixadas em aberto por António Domingues e Edgar Alves Ferreira na administração do BPI.
"O conselho de administração do Banco BPI, reunido em 26 de Outubro de 2016, aprovou cooptar os senhores Gonzalo Gortázar Rotaeche e Pablo Forero Calderón para preencherem as duas vagas que se encontram abertas no Conselho há mais tempo, originadas pelas renúncias do Dr. António Domingues e do Eng.º Edgar Alves Ferreira".
Gonzalo Gortázar é o CEO do CaixaBank enquanto Calderón é o administrador responsável pela área de risco e estão agora no conselho do BPI, segundo o comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
António Domingues renunciou no final de Junho da administração do BPI, onde era vice-presidente da comissão executiva, depois de ter sido o escolhido pelo Governo para presidente da Caixa Geral de Depósitos, e o seu cargo ainda não tinha sido ocupado.
Já Edgar Alves Ferreira era o representante do Grupo Violas Ferreira Financial, accionista com mais de 2,5% do BPI, que se demitiu da administração em discordância com a postura de Fernando Ulrich e Artur Santos Silva.
Na mesma reunião desta terça-feira, e tendo havido a ocupação de duas cadeiras vagas na administração, houve outras duas a ficar vazias. Foi dado conhecimento das renúncias apresentadas por Isidro Fainé e Marcelino Vidal, ligados ao grupo La Caixa, principal accionista do CaixaBank. O La Caixa e o CaixaBank promoveram uma separação das suas gestões, razão pela qual Fainé deixou o CaixaBank para se concentrar no La Caixa.