Notícia
Poupe nas comissões cobradas pelos bancos
Domiciliar o ordenado ou escolher uma conta à sua medida são formas de baixar factura com o banco.
Os custos com os serviços bancários podem ascender a várias dezenas de euros por ano. Manutenção de conta, anuidades de cartões, custos com transferências ou requisição de cheques são algumas das operações que podem elevar a factura a pagar ao banco. Mas há formas de baixar estes custos.
A comissão de manutenção de conta é a responsável por uma importante percentagem do valor pago ao banco. Este valor, bastante significativo nalguns casos, pode ser evitado através da domiciliação do ordenado. A maioria das instituições financeiras isenta os clientes deste encargo, desde que recebam o salário através da conta.
Ainda assim, não existe nenhuma instituição financeira que seja a melhor em todos os aspectos. Por isso, antes de escolher um banco trace o seu perfil enquanto consumidor de serviços bancários. Um cliente que utilize o banco apenas para operações básicas e um que realize quase diariamente operações de bolsa provavelmente não obterão as melhores condições no mesmo tipo de banco. Procure uma conta que se adapte ao seu perfil.
Serviços "on-line" baixam custos
A escolha do canal certo para realizar as operações bancárias também tem um impacto directo na conta a pagar ao banco. Ao contrário dos serviços realizados ao balcão ou através do telefone, grande parte das operações feitas através da Internet não tem qualquer custo. Transferências, consultas de saldo, ou requisição de cheques são alguns dos serviços onde é possível poupar caso se dê a ordem no "site" do banco.
Contratar um pacote de serviços bancários pode ser outra solução para baixar os custos das comissões. Dependendo da quantidade de serviços e operações bancárias que utilize mensalmente poderá compensar contratar um pacote de serviços, que inclui várias operações, pagando uma mensalidade.
A forte concorrência entre as várias instituições financeiras leva a que a maioria das pessoas tenha mais do que uma conta bancária, para beneficiar daquele depósito atractivo ou ter acesso a uma conta com mais vantagens. Mas, abrir várias contas, pode resultar no contrário e agravar a factura a pagar à banca. Procure garantir que as vantagens de diversificar não são anuladas pelos custos com as várias contas.
Beneficiar com as condições vantajosas para determinados grupos, como universitários, ou ter atenção às anuidades dos cartões são outras das vias para poupar nas comissões.
Passos para cortar as despesas com o banco.
Domicilie o ordenado
A maioria das contas tem indexada uma comissão de manutenção. Esta taxa é responsável por uma parcela importante dos custos com o banco. As comissões cobradas variam de banco, mas rondam os 15 euros por trimestre.
Faça as operações pela Internet
Uma das formas de diminuir o valor pago ao banco está em realizar operações através dos canais "on-line". Grande parte dos serviços não tem custo ou são significativamente mais baixos.
Bancos "on-line"
A escolha de um banco é determinante nas comissões que terá de pagar. Embora não exista nenhuma instituição financeira que seja melhor em todos os aspectos, normalmente os bancos "on-line" praticam preços mais baixos.