Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

O que é o renting?

O renting ou aluguer operacional de viaturas (AOV) é uma solução de financiamento automóvel para particulares e empresas, materializado num contrato de aluguer de veículos com prestação de serviços associado, por um período e quilometragem pré-determinado e...

O que é o renting?
05 de Maio de 2010 às 10:17
  • ...
Com o aluguer operacional a empresa tem algumas vantagens contabilísticas

O renting ou aluguer operacional de viaturas (AOV) é uma solução de financiamento automóvel para particulares e empresas, materializado num contrato de aluguer de veículos com prestação de serviços associado, por um período e quilometragem pré-determinado e mediante o pagamento de uma renda. Esta renda inclui o custo do aluguer, a manutenção e reparações.

Normalmente, para os clientes-empresas as gestoras de renting prestam também um serviço de gestão de frotas, aconselhando-os sobre a melhor forma de gerirem os seus parques de viaturas, sobre os tipos de veículos mais apropriados às suas necessidades e fornecendo-lhes informações em "real time" sobre a utilização da frota, através de sistemas de software via Internet.



Vantagens do AOV

Para as empresas
A frota passa a ser gerida por especialistas. Além do financiamento da viatura, a gestão inclui também a prestação de um conjunto de serviços complementares, como a manutenção, a viatura de substituição, a mudança de pneus, ou os seguros, entre outros.

Os custos associados à gestão da frota estão prévia e perfeitamente definidos, uma vez que a renda mensal a suportar é fixa. Por outras palavras, passa a existir uma variável do negócio das empresas que é conhecida ao longo do período de duração do contrato.

Os riscos inerentes ao negócio - como por exemplo a redução do valor residual do veículo - são assumidos pelas gestoras.

A contabilização fica bastante mais simplificada, uma vez que não se verifica imobilização das viaturas nos clientes. Com o AOV apenas se efectua um movimento contabilístico mensal, que corresponde ao pagamento da renda. A utilização de viaturas não implica o recurso a financiamento, libertando linhas de crédito para outras actividades ligadas ao "core business" da empresa-cliente

Além disso, como o IVA não é calculado sobre o preço total, mas sobre a quota-parte realmente utilizada do veículo, aplica-se sobre o aluguer mensal, sendo distribuído sobre a duração total do contrato.

Para os particulares

A entrada inicial é facultativa e as rendas mensais são mais baixas face aos financiamentos tradicionais, uma vez que através do AOV o cliente apenas paga a desvalorização real de mercado do automóvel. O utilizador pode ter uma despreocupação total relativamente ao uso da viatura, uma vez que todos os serviços poderão ser assegurados pela gestora da frota. No final do contrato, é o cliente que opta, ou não, por adquirir a viatura, sempre ao real valor de mercado e não pelo valor residual do negócio.



P&R

Quais são os prazos e as quilometragens que podem ser contratados?
Entre 12 e 48 meses. A quilometragem máxima é de 180.000 km para viaturas a gasolina e 200.000 km para viaturas a gasóleo.

É possível escolher o modelo, a marca e os extras da viatura?
Sim. Pode escolher a marca, o modelo e todos os extras pretendidos. Posteriormente, a gestora negoceia as melhores condições junto dos fornecedores. O cliente acede a uma viatura com um desconto normalmente maior do que aquele que obteria se negociasse individualmente.

Qual a diferença entre um renting e um financiamento em leasing, ou ALD?
Com um financiamento em leasing ou de ALD (Aluguer de Longa Duração) paga a totalidade (ou quase) do valor das viaturas durante o período do contrato, correndo o risco da sua desvalorização no final, e tem ainda de pagar todos os serviços de manutenção e substituição de peças.
Com o renting, tratando-se de um aluguer, paga apenas a desvalorização dos carros durante o período do contrato (ou seja, paga apenas pela sua utilização), com custos mensais mais reduzidos e sem correr riscos com a sua desvalorização. E o renting ainda inclui todos os serviços essenciais à utilização das viaturas (revisões, seguro, selo,...).

Fonte: SC Multirent



Serviços associados

São vários os tipos de serviços que podem estar englobados no contrato de AOV.

MANUTENÇÃO
Inclui a manutenção preventiva regular, como as revisões previstas pelos fabricantes do veículo, a reparação de avarias mecânicas, eléctricas ou electrónicas e a substituição de peças desgastadas pelo uso (escovas limpa-vidros, pastilhas e calços de travão, baterias, etc). Nos contratos a mais de três anos, inclui ainda a Inspecção Periódica Obrigatória

ASSISTÊNCIA EM VIAGEM
É um serviço subcontratado sob a forma de seguro. Integra a assistência às pessoas, o serviço de apoio ao veículo e ocupantes e a assistência jurídica no estrangeiro. Cobre despesas médicas e hospitalares no estrangeiro, transporte e repatriamento em caso de acidente ou doença. A desempanagem no local ou o reboque do veículo até à oficina e o repatriamento do veículo e os custos de processos no estrangeiro, garantindo o adiantamento de fundos exigidos em processos penais e a defesa e reclamação jurídica em caso de acidente.

PNEUMÁTICOS
Serviço de substituição de um número determinado de pneus, calculado em função da duração e quilometragem do contrato. Por exemplo: 48 meses/80 mil km = 4 pneus.

GESTÃO DE MULTAS E DE IMPOSTOS
Compra e envio do selo municipal para o domicílio do cliente. No que respeita a multas, a gestora é obrigada a identificar o condutor habitual do veículo junto das autoridades, sempre que estas o solicitem.

RELATÓRIOS DE GESTÃO E CONSULTORIA
Relatórios regulares online sobre a utilização dos veículos, para acompanhar a gestão diária da sua frota. As gestoras actuam também como consultoras, aconselhando os clientes na escolha das viaturas mais apropriadas.

VIATURA DE SUBSTITUIÇÃO
Em caso de imobilização por avaria, revisão, acidente, furto ou roubo, o cliente beneficia de outro veículo.

VIATURA DE LAZER
Algumas gestoras de frotas dão a possibilidade extra do cliente usufruir de uma viatura específica para uma ocasião especial. Por exemplo: um fim-de-semana romântico num Audi TT Roadster, ou um fim-de-semana radical num TT.

CARTÃO DE COMBUSTÍVEL
Permite às empresas terem acesso a relatórios de consumo de cada veículo das suas frotas. É normal o cartão de combustível dar um desconto da compra de combustíveis. O serviço pode ainda incluir a Via Verde e o pagamento de portagens.

SEGUROS
Pacotes de seguros com coberturas múltiplas e em condições especiais, graças ao poder negocial das gestoras junto das seguradoras

GESTÃO DE SINISTROS
A gestão de sinistros é normalmente associada aos pacotes de seguros. Tem cobertura de âmbito nacional e disponibiliza uma central telefónica de atendimento 24 horas por dia.






Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio