Notícia
Novo fundo da portuguesa Atena estreia-se com compra da NacionalGest
A corretora de seguros, com uma carteira de prémios sob gestão de 80 milhões de euros e uma faturação de 7,5 milhões, corporiza o primeiro investimento do Atena III, da Atena Equity Partners, que tem penduradas noutros fundos empresas como a Science4you ou a Malo Clinic.
Com os seus dois primeiros fundos totalmente investidos em empresas como a rede de hospitais privados Unisana ou a de moldes Tecnifreza, a Atena Equity Partners anunciava, em outubro passado, que tinha criado o seu terceiro fundo de investimento, tendo para o efeito angariado cerca de 60 milhões de euros.
Cinco meses depois, a "private equity" portuguesa revela que o Atena III acaba de realizar o seu primeiro investimento, tomando o controlo da NacionalGest, que é uma das 15 maiores corretoras de seguros.
Criada em 2001, a NacionalGest conta com um efetivo de mais de 130 pessoas, 35 lojas e uma rede de mais de 200 agentes espalhados pelo país, tendo fechado o exercício de 2024 com uma faturação aproximada de 7,5 milhões de euros em comissões e uma carteira de 80 milhões de euros de prémios sob gestão.
"O investimento da Atena Equity Partners irá dotar a empresa do capital e recursos necessários para suportar um plano de crescimento robusto, que prevê o crescimento orgânico e por aquisições", sinaliza a capital de risco, adiantando que "o objetivo é tornar a NacionalGest numa referência no setor, posicionando-a entre os maiores corretores de seguros a operar em Portugal".
"A entrada no capital da NacionalGest representa o início do período de investimento do fundo Atena III e o nosso primeiro investimento na área dos serviços financeiros. Através do novo fundo estamos empenhados em apoiar as empresas portuguesas no seu crescimento e em assegurar um futuro para os legados dos empresários que criaram empresas de sucesso, co-investindo e assegurando o desenvolvimento dos negócios", afirma o sócio fundador da capital de risco, João Rodrigo Santos, em comunicado.
Já Cláudio Gonçalves, CEO da NacionalGest, realça que "a entrada da Atena no capital vai permitir reforçar o plano de desenvolvimento do grupo, que prevê o crescimento orgânico, mas também por aquisições", sendo que a entrada no capital da empresa pela Atena "foi realizada em articulação com a atual equipa de gestão da corretora de seguros, que se manterá na liderança do negócio".
O fundo Atena III aposta em companhias nacionais que "necessitem de assegurar a sua sucessão ou reestruturação, bem como em movimentos de consolidação setorial e em unidades de negócios e empresas onde os grupos acionistas pretendem desinvestir (‘carve-outs’)".
O novo fundo mostra-se como interessado em empresas de todos os setores de atividade, nomeadamente em áreas como a indústria, os serviços empresariais, a saúde e as tecnologias de informação, devendo as empresas apresentar "preferencialmente um nível de faturação acima de 10 milhões de euros, com resultados positivos ou negativos".
Além da Unisana e da Tecnifreza, os outros fundos geridos pela Atena Equity Partners contam também na sua paleta de participações com a rede de clínicas dentárias Malo Clinic, a farmacêutica Sidefarma, a empresa de acabamentos têxtil de luxo Quinta & Santos, a fabricante de brinquedos educativos Science4You, a produtora e comercializadora de produtos de cerâmica tableware Matcerâmica e o grupo especialista em cibersegurança e tecnologias de informação Redshift.