Notícia
Atena “joga” no topo da Science4you: Ramos é o novo CEO, fundador passa a chairman
Após 16 anos como CEO da fabricante de brinquedos educativos, que é controlada pela “private equity” Atena há quase dois anos, Miguel Pina Martins é substituído no cargo pelo atual “partner” e “head of Sales” da empresa, tomando agora o lugar que era de Joe Santana.
A Science4you, fundada por Miguel Pina Martins em 2018, chegou a faturar 20 milhões de euros e a ter duas dezenas de lojas e 300 trabalhadores, mas as vendas começaram a cair, com a pandemia a impactar duramente a atividade da fabricante de brinquedos educativos.
Após o fracasso da entrada em bolsa, que esteve prevista para acontecer poucos meses antes da chegada da covid-19, a Science4you fechou o ano 2020 com uma faturação de apenas 5,4 milhões de euros, acumulando prejuízos de 18,7 milhões de euros nos últimos três exercícios.
E foi em situação de falência técnica que acabou por ser maioritariamente adquirida, no final de 2022, pela "private equity" Atena Equity Partners, com o fundador a manter-se como CEO e com uma pequena participação acionista na empresa, que passou a ter um chairman – no caso, Joe Santana.
Entretanto, "com uma faturação anual de cerca de 10 milhões de euros", tendo "as vendas crescido cerca de 30% no primeiro semestre" deste ano, a Science4you acaba de anunciar que Miguel Pina Martins "passará a centrar-se nas funções de chairman" – substituindo no cargo Joe Santana, que mantém-se na administração da empresa -, "enquanto Filipe Ramos, atualmente ‘partner’ e ‘head of sales’, assumirá o cargo de CEO".
Sob a liderança de Miguel Pina Martins, a Science4you "destacou-se pela inovação no mercado de brinquedos educativos, com um total de mais de 125 milhões de euros em vendas desde a sua criação em 2008 e uma presença sólida em vários mercados internacionais", enfatiza a companhia, em comunicado, realçando que "a empresa tornou-se uma referência na indústria".
"A sucessão é um dos maiores desafios em qualquer liderança, e acredito que este é o momento certo para esta transição", afirma Miguel Pina Martins. "Tenho a certeza de que o Filipe Ramos, com a sua experiência e conhecimento do mercado, continuará a impulsionar a Science4you para novas conquistas", remata.
Com uma trajetória "marcada pela expansão comercial e desenvolvimento de parcerias estratégicas", Filipe Ramos "está bem posicionado para liderar a Science4you na próxima etapa do seu crescimento", considera a Atena.
"É uma honra e uma responsabilidade enorme assumir o cargo de CEO da Science4you, e agradeço a confiança depositada em mim por parte do Miguel Pina Martins e da estrutura acionista", declara Filipe Ramos, manifestando-se "entusiasmado por poder contribuir para o futuro da empresa, mantendo o foco na nossa missão de criar brinquedos que educam e inspiram as crianças em todo o mundo".
Esta transição marca um novo capítulo na história da Science4you, "reforçando o compromisso da empresa com a inovação e a excelência no setor dos brinquedos educativos", promete a empresa.
Empregando atualmente "mais de 100 pessoas", a estratégia da empresa prevê "o cimentar da posição de destaque na Península Ibérica, o acelerar da atividade internacional e o reforçar da presença no canal online a nível global, enquanto prossegue a aposta na inovação e desenvolvimento de novos produtos".
A Science4you disponibiliza os seus produtos "em mais de 50 países, entre os quais se destacam Espanha, Alemanha, Reino Unido e França, exportando 70% das suas vendas".
A Science4you apresenta-se como "a companhia nº. 1 ibérica de produção de brinquedos inspirados na metodologia STEAM, os quais ajudam as crianças estimular as suas habilidades nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática enquanto brincam".
"Além disso, os brinquedos educativos e científicos da Science4you incluem o selo Brain Activator que lhes reconhece a capacidade para as crianças desenvolverem habilidades como a concentração, memória, raciocínio, aprendizagem e habilidades sociais e manuais enquanto brincam e se divertem", sublinha a empresa.